“SÓ DEPENDE DE NÓS” ESQUETES!

A nossa mãe Terra precisa da ajuda de todos!!!

Nunca o tema meio ambiente foi tão necessário ser discutido como nos dias atuais, onde as boas práticas de cuidados e atitudes são ações determinantes para a construção de um futuro sustentável à vida na terra.



Saiba Mais

E para falar sobre essa temática tão importante a autora, atriz e produtora cultural Elizete Destéffani-Motté traz para o mês de junho o espetáculo “Só Depende de Nós - Esquetes”, uma produção virtual que consiste na apresentação de 03 (três) histórias de classificação livre, voltadas para crianças, jovens e o público de todas as idades. Com linguagem atual, personagens caricatos e bem definidos, os esquetes mostram os primos Zeca Grude e Joana Natureba vivendo situações preocupantes relacionadas ao meio ambiente até terem grandes ideias para ajudar a mãe Terra. Para isso eles vão precisar contar com a ajuda de todos.


Abrindo a programação, no dia 05 de junho, o primeiro esquete a se apresentar é “JOANA E OS 5 R’S”, no dia 12/06 o público poderá conferir o esquete “MISSÃO ÁGUA” e no dia 19/06, o último esquete a ser exibido será “ZUMMM, SAI”. As transmissões acontecem, sempre às 16h, de forma gratuita, pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube. Interessad@s em utilizar os vídeos para fins educativos e pedagógicos podem entrar em contato através do WhatsApp: (75) 3491-8992.


Respeitando o distanciamento social e as normas de prevenção no combate ao avanço do vírus, os artistas e profissionais envolvidos realizaram a produção dos vídeos dentro de suas casas. Para tal, foram montados dois cenários na casa de cada um dos atores e as gravações foram feitas no Stream Yard, estúdio virtual que permitiu o monitoramento entre janelas. Dos ensaios a finalização da produção em vídeo, todo o processo se deu de forma virtual.


Os esquetes de “Só Depende de Nós” são frutos do trabalho de pesquisa em educação ambiental que vem sendo desenvolvido, desde 2002, por Elizete Destéffani-Motté. Até 2019 o espetáculo da turma de “Só Depende de Nós” vinha sendo apresentado de forma presencial pela Cia. Cuca de Teatro para escolas e público em geral, atingindo mais de 80 mil pessoas. Nessa produção virtual de “Só Depende de Nós - Esquetes” estão em cena a atriz e autora Elizete Destéffani-Motté que interpreta Joana Natureba, representante do MMMA - Movimento Mirim pelo Meio Ambiente, o ator Jailton Nascimento no papel de Zeca Grude e na assistência de direção e texto Fernando Souza.


O Projeto Esquetes “Só Depende de Nós” tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


PROGRAMAÇÃO ESQUETES “SÓ DEPENDE DE NÓS”


05/06/21: ESQUETE 1 - “JOANA E OS 5 R’S”

12/06/21: ESQUETE 2 - “MISSÃO ÁGUA”

19/06/21: ESQUETE 3 - “ZUMMM, SAI”

HORÁRIO: Sempre às 16h00

DURAÇÃO: 10 minutos

CLASSIFICAÇÃO: Livre

LOCAL: Transmissão pelo YouTube da Cia. Cuca de Teatro: https://www.youtube.com/CiaCucadeTeatro

ACESSO: Gratuito

APOIO FINANCEIRO: Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

APOIO CULTURAL: Cia. Cuca de Teatro

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté

CONTATO: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)


#meioambiente #SóDependedeNós #CiaCucadeTeatro #AldirBlanc #AsÁrvores #Greenpeace #GreenpeaceBrasil #MataAtlântica #Amazônia #meioambiente #ambiental #coletaseletiva #reciclagem


ESPETÁCULO TEATRAL E DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA MARCAM O DIA 18 DE MAIO EM FEIRA DE SANTANA

No dia 18 de maio de 2021, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada a exibição do espetáculo “Cadê Minha Infância” às 10h00 pelo canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube e a RODA DE CONVERSA: VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA - Como reconhecer e garantir que os seus direitos sejam respeitados às 16h00, através do Google Meet. Ambas as atividades são gratuitas.

Saiba Mais

De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças e os adolescentes são “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento” e devem ter prioridade absoluta em qualquer situação. Para debater sobre essas questões e falar sobre os direitos, cuidados e proteção às crianças e aos adolescentes em situação de violência o debate traz como convidadas: A Drª Aisiane Cedraz, professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, pesquisadora do NIEVS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde e Estudiosa das Infâncias e a Advogada Angélica Mariani Alves, Presidente da Comissão de Defesa à Criança e ao Adolescente da OAB/BA Subseção Feira de Santana, membro do CMDCA - Conselho Municipal de Defesa à Criança e ao Adolescente. Mediando o debate teremos a participação de Elizete Destéffani-Motté, produtora cultural e atriz do espetáculo “Cadê Minha Infância” que trata sobre as realidades do abuso sexual e o trabalho infantil. Para fazer parte dessa rede de pessoas que visam promover o diálogo e a troca de experiências contra toda forma de violência na infância, participe do Debate e assista ao espetáculo “Cadê Minha Infância”, através dos links abaixo:

QUANDO: 18 de maio de 2021 (terça-feira)

HORÁRIOS:

10h00 - Espetáculo “Cadê Minha Infância” | Classificação: 07 anos

16h00 - RODA DE CONVERSA: VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA - Como reconhecer e garantir que os seus direitos sejam respeitados | Público Alvo: Profissionais e Estudantes das áreas de Cultura, Educação, Saúde, Direito e Assistência Social, profissionais dos CRAS/CREAS, Pais, Mães e/ou Tutores, cuidadores em geral e demais interessados.

LINK INSCRIÇÕES RODA DE CONVERSA: https://forms.gle/DRkwpkagYZVfxqWK7

LINK ESPETÁCULO CADÊ MINHA INFÂNCIA: https://youtu.be/eWEPXVUfebQ

INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)

Apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#premiosculturapopulareidentitaria #ccpi#secultBa #culturaquemovimenta #leialdirblancbahia #programaaldirblancbahia #DireitosHumanosparaTodos #Cultura #Infância #Criança #Respeito #EmíliaBiancardi #CentrodeCulturasPopulareseIndentitárias(CCPI) #Conselhotutelarfeira

“CADÊ MINHA INFÂNCIA”

ESPETÁCULO TRAZ DE FORMA LÚDICA A REFLEXÃO SOBRE AS TEMÁTICAS DO ABUSO SEXUAL E TRABALHO INFANTIL

O Espetáculo “CADÊ MINHA INFÂNCIA”, será apresentado no formato digital, trazendo para a reflexão duas realidades muito difíceis da nossa sociedade, que o mundo contemporâneo ainda enfrenta o abuso sexual e o trabalho infantil. De forma leve e lúdica o espetáculo mostra o comportamento das crianças e o que elas sentem quando a sua infância não é respeitada. A transmissão do espetáculo será realizada no dia 18 de maio de 2021 às 10h00 pelo canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube. O espetáculo tem classificação a partir de 07 anos e conta a história de Clara, uma menina que sofre abuso na infância e por isso vai encontrar muitas dificuldades para revelar o seu segredo. Também fala sobre a história de Peu e o seu avô que desconhecem os riscos do trabalho infantil. Em ambas as situações abordadas no espetáculo, a figura da professora representa a importância da escola enquanto local de atenção e vigilância para as crianças.


Saiba Mais

Contando com o apoio da Lei Aldir Blanc para a produção de vídeos em tempos de pandemia, o espetáculo precisou passar por alguns ajustes mantendo a sua proposta original do teatro de animação, sendo parte das personagens representadas por bonecos e a personagem Clara, interpretada pela atriz, autora e produtora Elizete Destéffani-Motté. O vídeo conta com a participação de Camila Dias na manipulação de bonecos, Jailton Nascimento, Fernando Souza e Geovane Mascarenhas nas vozes, Silvana Dantas na sonoplastia e Henrique Zardo Motté nas imagens e Direção de cena. O espetáculo é indicado para crianças a partir de 07 anos sendo aconselhado que elas assistam junto com a família. Por entender que a criança precisa de total atenção e cuidados constantes, a produção espera que de alguma forma o vídeo do espetáculo “Cadê Minha Infância” possa ajudar professores, pais e mães no diálogo e prevenção contra toda forma de violência e exploração na infância. O espetáculo foi apresentado até 2019 de forma presencial para escolas, CRAS e CREAS para fins educativos e como prevenção.


A data de transmissão do espetáculo, 18 de maio, marca um dia de luta onde é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sendo assim um compromisso de fundamental importância para ampliação do diálogo sobre a temática para que as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados e garantidos em sua totalidade - Disque 100 para denunciar toda forma de abuso e violação.


O projeto “Cadê Minha Infância” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO: ESPETÁCULO “CADÊ MINHA INFÂNCIA”

CLASSIFICAÇÃO: 07 (sete) anos | DURAÇÃO: 20 minutos

QUANDO: 18 de maio de 2021 (terça-feira)

HORÁRIO: 10h00

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através do Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube (https://www.youtube.com/CiaCucadeTeatro)

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté - Feira de Santana – BA

APOIO CULTURAL: Cia. Cuca de Teatro

APOIO FINANCEIRO: Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)


SOBRE LEIS DE PROTEÇÃO A INFÂNCIA E ADOLESCENTE: A Lei 9.970/2000 instituiu o dia 18 de Maio como “Dia Nacional da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Em 5 de abril de 2018, entrou em vigor a Lei Federal 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Dentre os grandes avanços da Lei 13.431, destacam-se a escuta protegida, que garante maior proteção para crianças e adolescentes ao depor em um ambiente acolhedor e com o depoimento gravado, evitando o processo de revitimização (ter que relatar incontáveis vezes o trauma sofrido) e estabelece e orienta a criação de centros de atendimento integrado, que contarão com equipes multidisciplinares para acolher crianças e adolescentes com o atendimento especializado.

DICAS DE SITES de pesquisa que constam informações sobre proteção, cuidados, para adquirir livros e recursos educativos com temáticas sobre violência sexual contra a criança acesse: https://www.childhood.org.br/ https://www.editoracaqui.com.br/

#DireitosHumanosparaTodos #Cultura #Infância #Criança #Respeito #AldirBlanc #EmíliaBiancardi #CentrodeCulturasPopulareseIndentitárias(CCPI)

#Conselhotutelarfeira


MINHOQUINHA TÁ ONLINE estreia 01 de maio

Vem ai, “MINHOQUINHA TÁ ONLINE”, a nova concepção do espetáculo “Maria Minhoca” pensada e produzida especialmente para o formato virtual. Uma produção inédita, divertida e desafiadora realizada pela Cia. Cuca de Teatro que na sua versão Online contou com roteiro adaptado para o audiovisual e direção de cena de Fernando Souza .

Saiba Mais

“MINHOQUINHA TÁ ONLINE”

Estreia dia 01 de maio


Vem ai, “MINHOQUINHA TÁ ONLINE”, a nova concepção do espetáculo “Maria Minhoca” pensada e produzida especialmente para o formato virtual. Uma produção inédita, divertida e desafiadora realizada pela Cia. Cuca de Teatro que na sua versão Online contou com roteiro adaptado para o audiovisual e direção de cena de Fernando Souza. O espetáculo, de classificação livre, é fundamentado na ótica do palhaço e conta a história do apaixonado Chiquinho Colibri, que não consegue chegar nem perto da sua amada Minhoquinha, pois o seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, já planejou outro destino para sua filha: casá-la com o vaidoso e ambicioso Capitão Quartel. Com a ajuda de Pedro Fon Fon, seu melhor amigo, Colibri vai viver uma aventura atrás da outra, aprontando mil e uma peripécias para conquistar pai e filha ao mesmo tempo. O espetáculo “MINHOQUINHA TÁ ONLINE” será exibido no dia 01 de maio às 16h pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube, uma programação imperdível para nossas crianças e adultos de todas as idades.


O espetáculo “MINHOQUINHA TÁ ONLINE” faz parte do Projeto “Maria Minhoca e o Universo da Palhaçaria Feminina” que nos dias 16, 18 e 22 de março de 2021 realizou um Workshop voltado para o público feminino. Ministrado pela atriz, palhaça, diretora e arte educadora Maristela Araújo que também já integrou o elenco da Cia. Cuca de Teatro interpretando a “Maria Minhoca” na primeira versão do espetáculo (2004), o workshop reuniu, de forma virtual, mulheres interessadas na palhaçaria feminina, tanto de Feira de Santana como de outras cidades e estado. A motivação do projeto surgiu a partir do espetáculo clownesco “Maria Minhoca” da Cia. Cuca de Teatro, cujo elenco é majoritariamente feminino, trazendo assim a representatividade da mulher nas artes cênicas e em específico no trabalho voltado a palhaçaria.


O Projeto “Maria Minhoca e o Universo da Palhaçaria Feminina” tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.



SERVIÇO: PROJETO “MARIA MINHOCA E O UNIVERSO DA PALHAÇARIA FEMININA”


ESPETÁCULO: “Minhoquinha Tá Online” - Formato Virtual - Cia. Cuca de Teatro - Feira de Santana - BA

QUANDO: 01 de maio de 2021

HORÁRIO: 16h00

PROGRAMAÇÃO: GRATUITA

TRANSMISSÃO: Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube : https://www.youtube.com/CiaCucadeTeatro

CLASSIFICAÇÃO: Livre

INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)



LIVE “VAI, AVOA”

Experimento teatral inspirado em Maria Quitéria menina

Nesse momento de distanciamento social, a Cia. Cuca de Teatro convida o público para participar da Live “Vai, Avoa” - Experimento teatral inspirado em Maria Quitéria Menina que será apresentado nesta quinta-feira, dia 08 de abril, às 19h pelo canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube.

Saiba Mais

LIVE “VAI, AVOA”

Experimento teatral inspirado em Maria Quitéria menina


Nesse momento de distanciamento social, a Cia. Cuca de Teatro convida o público para participar da Live “Vai, Avoa” - Experimento teatral inspirado em Maria Quitéria Menina que será apresentado nesta quinta-feira, dia 08 de abril, às 19h pelo canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube.

Maria Quitéria, heroína da Bahia, heroína do Brasil. Uma mulher que conhecemos por seus feitos e glórias. Mas e a Maria Quitéria criança? Como podemos imaginar a infância de um sujeito histórico que tem sua imagem representada pela coragem e seu desejo de liberdade? Para falar sobre a pesquisa que resultou na criação do texto sobre Maria Quitéria Menina, a Live “Vai, Avoa” irá apresentar uma situação de improviso feita pelo elenco de bonecos da Cia. Cuca de Teatro e contará também com as participações do Diretor Artístico da Cia. Cuca, Geovane Mascarenhas e com o cenógrafo e bonequeiro André Mello que é especialista em cenografia, principalmente objetos para cena, através das técnicas de escultura em espuma e que também fez parte desse processo criativo.

Através do Experimento teatral “Vai, Avoa” a Cia. Cuca de Teatro irá realizar uma troca de diálogos com o público pelo Chat e desta forma pretende atrair um público de crianças e adultos curiosos sobre o fazer teatral, assim como professores, artistas e pessoas interessadas na linguagem do teatro de bonecos - nova proposta de montagem da Cia. Cuca de Teatro.

A Cia. Cuca de Teatro, grupo responsável pela montagem do experimento teatral é formada por artistas independentes que trabalham desde 1998 com o teatro para a infância e juventude em Feira de Santana. Em meio a brincadeiras e muitas gargalhadas, o grupo nasceu com o sério propósito de movimentar a cena cultural baiana. Em 2006, a Companhia fundou a COOPERATIVA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE DA BAHIA, Sociedade Civil, cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Feira de Santana que tem como objetivo produzir espetáculos de qualidade que permitam, de forma diferenciada, o entendimento da criança, do jovem e do adulto, um compromisso da Cia. Cuca de Teatro e marca registrada dos seus trabalhos.

A Live “Vai, Avoa” é resultado do Projeto “Maria Quitéria Patrimônio dessa Terra” que tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO: Live “Vai, Avoa” - Experimento Teatral inspirado em Quitéria Menina - Projeto Maria Quitéria Patrimônio dessa Terra

DIA: 08/04/2021 (quinta-feira)

HORÁRIO: 19h00

LOCAL: Transmissão pelo YouTube da Cia. Cuca de Teatro

ACESSO: Gratuito

INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)

#PatrimônioCultural #ExperimentoTeatral #CiaCucadeTeatro #AldirBlanc #MariaQuitériaMenina #TeatrodeBonecos



O FESTIVAL DTT ONLINE traz o Circo para a sua telinha

Vem aí a segunda atração convidada do Festival DTT Online com o espetáculo "Misturaê" do NUCCA – Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro que se apresenta neste domingo, 14/03/21 com transmissão às 10h30 pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube.

Saiba Mais

O FESTIVAL DTT ONLINE TRAZ O CIRCO TEATRO PARA A SUA TELINHA

É o Domingo Tem Teatro celebrando o mês do Teatro e do Circo!

Vem aí a segunda atração convidada do Festival DTT Online com o espetáculo "Misturaê" do NUCCA – Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro que se apresenta neste domingo, 14/03/21 com transmissão às 10h30 pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube.

Superação é a palavra que define essa nova montagem do Grupo NUCCA concebida especialmente para o ambiente virtual que traz consigo toda a versatilidade do Circo e do Teatro para nossas crianças, uma mistura de cores, sabores, imagens e muitas sensações. O espetáculo “Misturaê” envolve técnicas de malabares, equilíbrio em perna de pau e acrobacias, com trilha musical original concebida e assinada pelo Mestre em sons e ritmos, Zé das Congas, um artista nato que busca extrair sons no cotidiano com elementos simples e até improváveis, mas que produzem uma sonoridade incrível, o ponto chave do seu trabalho. O Grupo NUCCA é formado por jovens multiplicadores da arte circense em Feira de Santana - BA com idade entre 18 e 24 anos e que vem estudando e desenvolvendo as suas práticas no circo desde os 12 anos de idade, através do Ponto de Cultura - Cultura Mais Circo.

O Domingo Tem Teatro retorna em nova temporada com o Festival DTT Online, Projeto selecionado através da Lei Aldir Blanc de Feira de Santana – BA que irá realizar ao todo 04 (quatro) apresentações teatrais de grupos feirenses que trabalham com teatro voltado para a infância e juventude. Os espetáculos se apresentam nos domingos de março, mês comemorativo do Teatro e do Circo, sempre às 10h30, horário em que o Domingo Tem Teatro tradicionalmente é realizado há mais de 15 anos. Por conta da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de distanciamento social, as transmissões dos espetáculos serão feitas no canal do YouTube da Cia. Cuca de Teatro, companhia parceira do Festival DTT Online. A programação do Festival DTT Online será inteiramente GRATUITA, ampliando a acessibilidade de crianças e adultos a produtos culturais de qualidade.

A realização do Festival DTT Online no mês de março representa nesse momento a possibilidade de manter vivo no coração das crianças este longevo projeto da cidade de Feira de Santana e este importante espaço para os artistas feirenses que se dedicam ao teatro voltado para o universo das crianças e famílias.

O Projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO: Domingo Tem Teatro - “Festival DTT online” – No mês do Teatro e do circo a diversão está garantida para as manhãs de domingo

DIA: 14/03/2021

ESPETÁCULO: Misturaê – Grupo NUCCA – Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro - Feira de Santana - BA

HORÁRIO: 10h30

LOCAL: Transmissão pelo YouTube da Cia. Cuca de Teatro

ACESSO: Gratuito

INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)


“MARIA MINHOCA E O UNIVERSO DA PALHAÇARIA FEMININA”

Dois em um, Espetáculo para crianças e Workshop para mulheres!

Saiba Mais

Projeto contemplado pela lei Aldir Blanc de Feira de Santana irá permitir a apresentação de espetáculo infantil para crianças e a realização do Workshop “O Universo da Palhaçaria Feminina” voltado para o público feminino tendo a arte da palhaçaria como foco na construção do trabalho. A motivação do projeto surgiu a partir do espetáculo clownesco “Maria Minhoca” da Cia. Cuca de Teatro, cujo elenco é majoritariamente feminino, trazendo assim a representatividade da mulher nas artes cênicas e em específico no trabalho voltado a palhaçaria. A ministrante do Workshop, a atriz, palhaça, diretora e arte educadora Maristela Araújo que também já integrou o elenco do espetáculo interpretando a Maria Minhoca, entende bem esse lugar de mulheres palhaças e compreende a importância do fortalecendo desse movimento feminino, através dessa arte milenar que é a palhaçaria e que ao longo da sua história foi um espaço majoritariamente masculino.

Através do Workshop “O Universo da Palhaçaria Feminina”, mulheres na faixa etária a partir de 18 anos são convidadas a viver essa experiência, participar de uma atividade formativa voltada à arte da palhaçaria feminina contribuindo para o fortalecimento do gênero, ampliando suas potencialidades através da arte. As inscrições para o Workshop são gratuitas e podem ser feitas através de formulário específico no Google até o dia 15 de março. Os encontros do Workshop serão realizados nos dias 16, 18 e 22 de março, às 19h, através da plataforma do Google Meet com apresentação de conteúdos e vivências que vão trazer, entre outras coisas, as trajetórias do palhaço (clown) no Brasil; o conceito de palhaço, palhaça; diferença e definição entre os tipos de palhaços e palhaças, Profissão: palhaça (uma figura clownesca feminina) e a importância da palhaça na formação do trabalho de atriz e suas subjetividades.

A nova concepção de montagem do espetáculo Maria Minhoca que está sendo produzida especialmente para o ambiente virtual também fará parte desse processo formativo do Workshop o que torna o trabalho desafiador e estimulante para a Cia. Cuca de Teatro, grupo responsável pela produção do espetáculo virtual voltado ao público infantil “MINHOQUINHA TÁ ONLINE”. O espetáculo, de classificação livre, é fundamentado na ótica do palhaço e conta a história do apaixonado Chiquinho Colibri, que não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca, pois o seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, já planejou outro destino para sua filha: casá-Ia com o vaidoso e ambicioso Capitão Quartel. Com a ajuda de Pedro Fon Fon, seu melhor amigo, Colibri vai viver uma aventura atrás da outra, aprontando mil e uma peripécias para conquistar pai e filha ao mesmo tempo. A apresentação de “MINHOQUINHA TÁ ONLINE” será transmitida gratuitamente no dia 23 de março de 2021 às 16h pelo canal Cia Cuca de Teatro no Youtube.

O Projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.



PROJETO “MARIA MINHOCA E O UNIVERSO DA PALHAÇARIA FEMININA”


ATIVIDADE 01: WORKSHOP “O UNIVERSO DA PALHAÇARIA FEMININA”


DIAS: 16, 18 e 22 de março de 2021

HORÁRIO: Sempre às 19h

PLATAFORMA DOS ENCONTROS: Google Meet

MINISTRANTE: Maristela Araújo (Palhaça, Atriz-pesquisadora - Formada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFBA com pós-graduação Latu Sensu em Teatro: Linguagem e Interfaces pela UBM – RJ.)

PÚBLICO ALVO: Mulheres a partir dos 18 anos

LIMITE DE VAGAS: 20 (vinte) participantes.

INSCRIÇÕES: Gratuitas pela internet até o dia 15 de março de 2021, através do formulário do Google - SEM Pré-Requisito para participação

LINK DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/dtrTRUTsZJZFwDx88



ATIVIDADE 02: APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO “MINHOQUINHA TÁ ONLINE” - FORMATO VIRTUAL


QUANDO: 23 de março de 2021

HORÁRIO: 16 h00

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através do Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube

GRUPO: Cia. Cuca de Teatro - Feira de Santana - BA

CLASSIFICAÇÃO: Livre


INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)





VEM AI FESTIVAL DTT ONLINE

O Festival DTT Online selecionado através da Lei Aldir Blanc de Feira de Santana – BA irá realizar 04 (quatro) apresentações teatrais de grupos feirenses que trabalham com teatro voltado para a infância.

Saiba Mais

“Vem ai o Festival DTT online”


EM MARÇO, MÊS DO TEATRO E DO CIRCO A DIVERSÃO ESTÁ GARANTIDA PARA AS MANHÃS DE DOMINGO


O Festival DTT Online selecionado através da Lei Aldir Blanc de Feira de Santana – BA irá realizar 04 (quatro) apresentações teatrais de grupos feirenses que trabalham com teatro voltado para a infância. Os espetáculos se apresentarão nos domingos de março, mês comemorativo do Teatro e do Circo, sempre às 10h30, horário em que o Domingo Tem Teatro tradicionalmente é realizado há 16 anos. Por conta da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de distanciamento social as transmissões dos espetáculos serão feitas pelo Canal do YouTube da Cia. Cuca de Teatro, companhia parceira do Festival DTT Online.


Para as apresentações foram selecionados espetáculos de classificação livre, indicados para o público de todas as idades de quatro companhias teatrais locais que já participaram do Domingo Tem Teatro em seu formato presencial e tem sua qualidade garantida e atestada pelo público. Abrindo a programação no dia 07/03 a Cia. Cuca de Teatro traz para a nossa telinha uma história de amor e poesia, “A Flauta de Pã”, no dia 14/03 a magia do circo pede passagem com o espetáculo “Misturaê” com os jovens artistas Circenses do NUCCA, no dia 21/03 é a vez da de ouvirmos uma boa história com “A Sabiá e o Menino” com Neide Kocca e João Jesus e para fechar a programação no dia 28/03, convidamos a todos para embargar na divertida aventura palhaçal com “O Palhaço quer ir ao Céu” do Grupo de Teatro Eureka. A programação do Festival DTT Online será inteiramente GRATUITA, ampliando a acessibilidade de crianças e adultos a produtos culturais de qualidade.


O espetáculo “A Flauta de Pã” que se apresenta nesse domingo, dia 07/03, narra à história de um dos seres mais cativantes da floresta, “Pã”, o filho do céu e da terra que nasce com vontade de descobrir o mundo. Despertado pela velha Montanha a buscar o caminho do coração e contando com a ajuda dos novos amigos que encontra na floresta, o alegre personagem da mitologia grega desvenda os mistérios do Bosque Sagrado e aprende a ultrapassar obstáculos, como as bruxas “Fúrias”, e a seguir em busca de seu destino. Ao conhecer a Fonte da Inspiração e a árvore Bambu, Pã descobre a flauta mágica, um brinquedo que faz as plantas alegres, os bichos felizes e os homens amigos. Com direção de Geovane Mascarenhas a trilha sonora concebida pelo músico e compositor Luciano Bahia e contribuições de Dão de Abreu, a música é um dos destaques desta montagem e o belíssimo cenário concebido por Zuarte Junior.


A realização do Festival DTT Online no mês de março representa nesse momento a possibilidade de manter vivo no coração das crianças este longevo projeto da cidade de Feira de Santana e este importante espaço para os artistas feirenses que se dedicam ao teatro voltado para o universo das crianças e das famílias.


O Projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do

Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO: “Festival DTT online” – No mês do Teatro e do circo a diversão está garantida para as manhãs de domingo


DIA: 07/03/2021 – Estreia da Programação

ESPETÁCULO: A Flauta de Pã – Cia. Cuca de Teatro – Feira de Santana - BA

HORÁRIO: 10h30

LOCAL: Transmissão pelo YouTube da Cia. Cuca de Teatro

ACESSO: Gratuito


INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)




ESPETÁCULO "SALVANDO O PLANETA DE CASA"

EDITAL RESPIRARTE FUNARTE

https://www.youtube.com/watch?v=RpLgEp9mFOY&t=68s.

Saiba Mais

"SALVANDO O PLANETA DE CASA”

Espetáculo Contemplado no prêmio Funarte RespirArte

Espetáculo solo desenvolvido no período da quarentena com direção, roteiro e interpretação de Elizete Destéffani-Motté https://www.instagram.com/elizetedesteffani/?hl=pt-br.

Contemplado com o prêmio Funarte RespirArte, o monólogo mostra a aventura de Joana, uma defensora implacável da natureza que tem a missão de inspecionar o lixo da sua própria casa. Nessa aventura em tempos de pandemia Joana conta com a ajuda dos 5 erres da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

DA FICÇÃO PARA A REALIDADE

Eu fiquei muito feliz em ter sido contemplada no Edital RespirArte da Funarte https://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-respirarte/ com o meu experimento solo "Salvando o Planeta de casa". De forma especial pude trazer para o teatro virtual um pouco sobre o meu jeito Joana Natureba de ser na vida real. E acreditem, não é ficção, é possível fazer a organização do lixo em casa. Se você mora numa cidade como a minha que não existe um sistema de coleta seletiva no seu bairro, não desista, dá pra fazer enquanto vamos cobrando pelas iniciativas públicas. O nosso lixo domiciliar pode ser dividido em 03 categorias para serem armazenados em três recipientes: O seco (plástico, vidro, metal, papel) que você pode colocar todo junto, o orgânico e o de higiene e limpeza.

Essa forma de colocar o lixo seco em caixas de papelão é algo bem prático e bom porque são as mesmas caixas que pego no supermercado quando faço compras e já fica tudo organizado para os catadores”. Comentário de Elizete Destéffani-Motté.

E se você ainda não viu o espetáculo "Salvando o Planeta de Casa", na estreia no dia 06 de janeiro de 2021, o vídeo está disponível no canal da Cia Cuca de Teatro no YouTube, podendo ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=RpLgEp9mFOY&t=68s.




OS ACERTOS E OS APRENDIZADOS DE UM FESTIVAL ONLINE DE 'TEATRO'

Por Dib Carneiro Neto

A lição do 13.º Fenatifs, de Feira de Santana, festival capitaneado pela Cia. Cuca de Teatro e realizado pela primeira vez, de forma online, neste mês de dezembro do fatídico ano de 2020, foi o seguinte: “Estamos (re)aprendendo todos juntos”

Saiba Mais

Quase nos 45 minutos do segundo tempo do ano fatídico de 2020, conseguiu-se definir que a décima terceira versão do Fenatifs, o Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Bahia), seria realizada ainda este ano – e, sinal dos tempos, somente na versão online. Assim se deu. O grupo responsável pela criação, curadoria, realização e produção do Fenatifs, a Cia. Cuca de Teatro, arregaçou as mangas em tempo recorde e pôs no ar, de 12 a 19 de dezembro de 2020, dezenas de atrações digitais, entre espetáculos, oficinas, shows, debates e bate-papos. O que sempre é muito importante de se registrar sobre o Fenatifs é que, desde sempre, seu público majoritário (algo como 80 a 90%) é formado por alunos de escolas públicas de ensino fundamental de Feira de Santana e arredores. Também é pertinente registrar a variedade da programação paralela de ações formativas (oficinas e debates), bem como a seção especial chamada Mostra de Talentos Mirins, em que crianças mostram suas vivências precoces com o aprendizado da arte teatral.


VOCÊ AINDA PODE ASSISTIR A TODAS AS ATRAÇÕES DO FENATIFS 2020 ATÉ 3 DE JANEIRO NO YOUTUBE DA CIA. CUCA DE TEATRO!


O saldo final é positivo. O aprendizado dá o tom em todas as instâncias. Os artistas tentando se virar no digital, às vezes se saindo bem, outras vezes ainda bem incipientes. Os organizadores e curadores (Cia. Cuca) queimando as pestanas para oferecer o melhor possível ao público cativo de um festival presencial tão conhecido. Os críticos e debatedores reaprendendo a avaliar o que antes lhes era oferecido no palco e agora virou atração audiovisual. E o público, já combalido por esses meses de lives amadoras e malfeitas, procurando encaixar como dava, na rotina de casa, as atrações diversificadas que se descortinaram a partir de um clique, um like, um link. Até quando todos nós aguentaremos este ‘novo normal’?

Alguns trouxeram sua ‘obra’ pronta, pré-gravada. Houve quem recuperasse o registro de algum espetáculo antigo de seu repertório, feito com câmera parada, como documento e memória. Outros se desdobraram para migrar seu espetáculo para o meio digital, realizando adaptações e ajustes. E alguns já criaram sua atração em casa, nesta fase de pandemia, ou seja, não era teatro adaptado para a tela, era um produto artístico já pensado e realizado para o online, um fruto do isolamento de 2020. Foi muito rico ver tudo isso junto e misturado na pulsante grade de programação do Fenatifs. O festival virou uma espécie de radiografia do que se passou com os artistas de teatro neste ano que está indo embora: todos os seus esforços por mostrar sua arte de outra forma, já que as salas de teatro ainda estão fechadas na maior parte do País.

O site Pecinha É a Vovozinha! registra aqui as críticas (ou, antes, os comentários críticos) que foram encaminhados por escrito aos grupos participantes do Fenatifs, pela dupla de analistas convidados: Dib Carneiro Neto (editor deste site Pecinha É a Vovozinha!) e Leidson Ferraz, jornalista, crítico, historiador e pesquisador do teatro, radicado no Recife (Pernambuco). Uma leitura atenta dessas análises termina por nos oferecer dados e pistas importantes a respeito de como os artistas de teatro para crianças têm se virado nesse quadro de terra arrasada provocado na arte teatral pela situação de pandemia e isolamento social.

Para você, que faz teatro para crianças e jovens, espero que isso tudo que escrevemos sirva como parâmetro, como ilustração, pois é importante saber como os grupos espalhados pelo Brasil enfrentaram 2020, como estão exercendo sua arte nesta pandemia, neste isolamento social forçado e necessário, como ficou sua estética na transposição para as telas, como se realizou sua dramaturgia fora dos palcos. E para você que frequenta teatro com seus filhos, ou para você, educador, professor e pedagogo, também é importante saber como os principais artistas deste País andam encarando as artes voltadas para a infância.

Boa leitura. E parabéns efusivos à Cia. Cuca de Teatro, de Feira de Santana, pela iniciativa corajosa de produzir ano a ano, ininterruptamente, um festival nacional, realizado este ano às pressas, com menos verba, sem palco presencial nenhum, mas com garra, competência, talento e, sobretudo, amor ao teatro. Vamos aos textos:




TROFÉU VIRTUAL HENRIQUE MOTTÉ


13° Fenatifs Formato Online


Saiba Mais

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia. Cuca de Teatro teve a honra de entregar a todos os grupos e artistas que participaram da edição de 2020 do Fenatifs o TROFÉU VIRTUAL HENRIQUE MOTTÉ - Certificado de participação no 13º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, realizado no período de 12 a 19 de dezembro de 2020 no Formato Online.


O TROFÉU CULTURAL HENRIQUE MOTTÉ (1963-2019), símbolo do Fenatifs, representa o reconhecimento do fazer artístico do patrono da Cia. Cuca de Teatro. O Pai, Marido, Diretor de Produção, Químico Industrial e Administrador da Cultura Henrique Motté foi responsável direto pela institucionalização da Cia. Cuca de Teatro em 2006 e como Presidente esteve à frente de vários projetos da cooperativa, revolucionando o cenário cultural da cidade de Feira de Santana, aproximando pessoas de todas as classes sociais, cores e crenças para que, utilizando a arte como um dos principais instrumentos e transformação, possam buscar um mundo com mais igualdade, justiça e paz!


13º FENATIFS – FORMATO ONLINE



08 DIAS DE INTENSA PROGRAMAÇÃO - 12 A 19 DE DEZEMBRO


Saiba mais


De 12 a 19 de dezembro, o FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana realiza a sua 13ª edição, este ano em formato online, com transmissão através do canal www.youtube.com/CiaCucadeTeatro. Serão 8 dias de intensa programação, com variadas linguagens artísticas, das mais diversas regiões do país, reafirmando a pluralidade do projeto. O público será contemplado com espetáculos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia, além de oficinas, palestras, contação de histórias, workshops e mesa redonda.

Considerado um dos mais importantes Festivais do Brasil, em 2020 o FENATIFS potencializa suas ações alcançando públicos para além de seus territórios e limites geográficos, levando arte e cultura para casa do seu público, crianças e adultos. Serão 5 mostras artísticas - com 37 apresentações - sendo a Mostra Nacional, Mostra do Interior do Nordeste, Mostra Jovens Talentos, Mostra Talentos Mirins e Mostra Bahia em Cena, com os grupos e artistas convidados e selecionados através de edital de abrangência nacional. As apresentações serão transmitidas às 11h, 16h e 19h.


12 de dezembro (sábado) - Na abertura, às 11h, tem palhaçaria e música no palco virtual do festival com Circo Caramba Americana (SP) no espetáculo “A Banda do Jerônimo...e otras cositas más”. O grupo vem sendo reconhecido pela qualidade artística de suas produções, unindo a linguagem da palhaçaria a outras modalidades circenses e, em especial, à música, sendo o fundador da cia., Thiago Sales, uma das referências brasileiras na linha do palhaço excêntrico musical. Às 14h, oficina “Musicalização e Dobraduras em Recorte” ministrada pelo os cantadores de histórias, Jujuba e Ana Nogueira (RJ). Uma atividade lúdica, educativa e de musicalização com canções do folclore e técnicas de dobradura e recorte. Logo mais, às 16h, “Manjericão e Manjerona - Pets em Combate ao Corona”, dos premiados artistas independentes Fabiana Santos e Luiz Manoel (RS). Pra fechar o primeiro dia do festival, a Cia. Pão Doce (RN) – que há 18 anos desenvolve projetos nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e dramaturgia - apresenta “A Casatória c'a Defunta”, às 19h.


13 de dezembro (domingo) - Às 11h, a Essaé Cia (SC) apresenta “Alice no Brasil das Maravilhas”. O grupo tem participações em eventos, projetos e festivais em diversos estados e importantes premiações em sua trajetória. Às 16h “Da Terra à Lua” - Inspirado na Obra de Júlio Verne, da companhia paulista Sabre de Luz Teatro (SP), que traz em sua bagagem participações e premiações em festivais nacionais e internacionais. Às 19h o festival transmite o espetáculo “África” do Bando de Teatro Olodum, companhia de teatro negro de maior visibilidade na história das artes cênicas na Bahia. Os interessados nas


Para os interessados nas oficinas, não faltarão atividades nesse domingo! Às 10h tem a oficina “Bailarina com Sacolas Plásticas”, ministrada pelo ator Cássio Correia da Essaé Cia, e que visa o reaproveitamento de material reciclável para fins lúdicos e educativos. Às 14h, Vanda Cortez, palhaça e artista visual, com formação circense na Escola Livre de Palhaços do RJ, Escuela de Teatro Callejero - AG, Teatro de anônimo - RJ, realiza a oficina “Bolhas de Sabão Gigantes”, apresentando ao público as infinitas possibilidades deste universo, seus movimentos, instrumentos, receitas, DIY, e muito mais.


O Fenatifs entende a sua importância no cenário nacional de festivais para infância e juventude e apresenta uma vasta e diversa programação totalmente gratuita, agora em formato online. O Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana tem o apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia - Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.


Serviço:

O quê: 13º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira De Santana – Fenatifs

Quando: 12 a 19 de dezembro de 2020


12 de dezembro (sábado)

11h - “A Banda do Jerônimo...e otras cositas más” - Circo Caramba Americana (SP)

14h - oficina “Musicalização e Dobraduras em Recorte” com Jujuba e Ana Nogueira (RJ).

16h - Manjericão e Manjerona - Pets em Combate ao Corona”, artistas independentes(RS).

19h - A Casatória c'a Defunta” - Cia. Pão Doce (RN)


13 de dezembro (domingo)

10h - oficina “Bailarina com Sacolas Plásticas”, com Essaé Cia

11h - “Alice no Brasil das Maravilhas” - Essaé Cia (SC)

16h - “Da Terra à Lua” - Sabre de Luz Teatro (SP)

19h - “África” do Bando de Teatro Olodum (BA

14h - oficina “Bolhas de Sabão Gigantes” com Vanda Cortez (RJ)


Acompanhe os perfis da Cia. Cuca de Teatro e fique por dentro de toda a programação até o dia 19.dez:

www.ciacucadeteatro.com.br

Facebook.com/oficialciacucadeteatro

Instagram.com/ciacucadeteatro


Apoio Financeiro: Governo do Estado, através do Fundo e Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia

Informações: (75)3491-8992 / fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com





Informações à imprensa

Martina Argolo: (71) 99128-1864 / Elsimar Pondé: (75) 99121-8571



13º FENATIFS – FORMATO ONLINE

CONFIRA O RESULTADO DA SELEÇÃO DOS ESPETÁCULOS

Saiba mais

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, anuncia a lista dos espetáculos selecionados para compor a programação online do 13º Fenatifs no ano de 2020 que se prepara com toda energia e empenho para ser realizado no período de 12 a 19 dezembro de 2020.


Somos gratos aos artistas de todo o Brasil que participaram conosco desse momento tão único e desafiador que todos estamos passando para mantermos viva a efervescência do teatro para a infância e juventude. Saudamos também a todos os representantes de festivais e de forma especial aos voltados a categoria da infância que resistem e continuam lutando para que a cultura dos festivais seja chama acesa para os artistas e público em geral, um espaço de oportunidades para as mais diversas propostas de fazeres artísticos e culturais, um encontro das artes que une pessoas e grupos de todos os lugares para celebrar a maior festa do teatro brasileiro.


Em apenas 22 dias de Edital aberto para a versão online, o 13º Fenatifs recebeu 126 inscrições provenientes das 05 regiões do Brasil, sendo 07 (sete) inscrições do Centro-oeste; 29 (vinte e nove) do Nordeste; 02 (dois) do Norte; 58 (cinquenta e oito) do Sudeste e 30 (trinta) do Sul. Das 126 inscrições recebidas, tivemos 18 estados participantes, mais o Distrito Federal são eles: AL; AM; BA; CE; DF; GO; MG; MS; PA; PB; PE; PR; RJ; RN; RS; SC; SE; SP e TO.


Dentre os representantes das 126 (cento e vinte e seis) inscrições recebidas para o formato Online do 13º Fenatifs tivemos 07 (sete) Associações; 42 (quarenta e duas) Companhias; 05 (cinco) Cooperativas; 42 (quarenta e dois) Grupos; 16 (dezesseis) Produtoras; 11 (onze) MEI (Micro Empreendedor Individual); 03 (três) Coletivos.


Para o formato online o 13º Fenatifs recebeu 98 (noventa e oito) inscrições para a modalidade “Registro de produção artística, em vídeo, finalizado (com edição), pensado e desenvolvido para ser veiculado em plataformas digitais com destinação pública”; e 28 (vinte e oito) inscrições para a modalidade “Vídeo de espetáculo gravado durante o período de isolamento social, corrido e sem edição para ser transmitido em plataformas digitais com destinação pública”.


A seleção dos espetáculos foi feita pela curadoria do Festival, formada por profissionais de renomado reconhecimento e comprovada competência nas artes cênicas do Estado da Bahia. O resultado da seleção dos espetáculos inscritos estará disponível no site: www.ciacucadeteatro.com.br e nas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro.


Os grupos selecionados ficam obrigados à complementação da documentação, conforme item 5.4 do Edital 004/2020, tendo que encaminhar à Organização do Fenatifs, através do e-mail fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com, no prazo de até 02(dois) dias após o comunicado de seleção. Se houver espetáculos não habilitados para participar da 13ª edição, o festival entrará em contato com os suplentes (de acordo com a ordem de classificação).


Considerado como um dos mais importantes Festivais do Brasil que atende mais de 15 mil espectadores por edição, entre crianças, jovens e adultos, o Fenatifs é um dos festivais calendarizados do Estado da Bahia que, desde 2008, acontece na semana da criança, no período de 01 a 12 de outubro. Com a pandemia, o Fenatifs não pôde acontecer na sua data oficial e nem no formato presencial, e desde então a organização do evento vem trabalhando paulatinamente para que o festival possa acontecer na sua versão online nas duas primeiras semanas de dezembro de 2020. A execução do Festival está vinculada ao recebimento de recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do EDITAL 25/2016 - Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019 ou de recursos dos governos federal e municipal, bem como dos patrocinadores e apoiadores.





13º FENATIFS – FORMATO ONLINE

ADIADO O RESULTADO DO FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA


saiba mais

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana comunica que foi adiado o resultado da publicação dos espetáculos selecionados para compor a programação online do 13º Fenatifs no ano de 2020 em função dos trâmites que envolvem todos os processos de ajustes junto a Secult-Bahia para a realização do festival.

Este ano de 2020 vem sendo de grandes dificuldades e o Fenatifs, assim como todo o setor da cultura, sofre com este momento de grande incerteza. Em agosto foi nos dado o sinal verde pela Secult-BA para alteração no formato do Fenatifs para que ocorresse em ambiente virtual. Primeiramente, tivemos que modificar todo o nosso plano de trabalho, que já havia sido aprovado para acontecer presencialmente, para nos adequar a este momento em que a reunião de muitas pessoas em local fechado não é permitida. Posteriormente tivemos que refazer o edital e fazer novo processo de avaliação e seleção dos espetáculos inscritos, pois o Festival foi adaptado para o formato online e o processo de seleção que ocorreu entre março e maio já não era mais válido.

No entanto, apesar de todo o trabalho que já foi feito, ainda não temos a certeza que o Fenatifs terá os recursos financeiros disponíveis antes de seu início, programado para o dia 02/12/2020. Por isso, sabendo que existe grande expectativa com relação a divulgação dos espetáculos selecionados, decidimos pelo adiamento da divulgação do resultado até que tenhamos um posicionamento mais claro da Secult-BA sobre quando será disponibilizado os recursos do Fenatifs. Por enquanto, apesar desta indefinição, ainda não consideramos que há um risco para a realização da 13ª Edição, porém acompanhamos com preocupação esta situação e comunicaremos a todos os interessados sobre a evolução deste processo de negociação junto a Secult-BA.

Agradecemos mais uma vez aos artistas de todo o Brasil que inscreveram suas propostas de espetáculos para o Fenatifs, lembrando sempre que a participação de vocês é fundamental para o nosso movimento. A Cia. Cuca de Teatro está trabalhando intensamente para que todos os processos sejam concluídos o mais rapidamente possível, o que, para tanto, estamos diuturnamente em contato com a Secult-BA, e esperamos nos próximos dias podermos informar a lista dos selecionados que irão compor a programação de 2020 do 13º Fenatifs no formato online. Pedimos que fiquem atentos as nossas redes sociais (Instagram e Facebook), as publicações aqui no nosso site e a comunicação por e-mail. Salve o teatro para as infâncias e juventudes. Salve o Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana! Salve Fenatifs!

Considerado como um dos mais importantes Festivais do Brasil que atende mais de 15 mil espectadores, entre crianças, jovens e adultos, o Fenatifs é um dos festivais calendarizados do Estado da Bahia que desde 2008 acontece na semana da criança, no período de 01 a 12 de outubro. Com a pandemia, o Fenatifs não pode acontecer na sua data oficial e desde então a organização do evento vem trabalhando paulatinamente para que o festival possa acontecer na sua versão online no mês de dezembro de 2020. O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana conta com o fundamental apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia. A execução do Festival está vinculada ao recebimento de recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do EDITAL 25/2016 – Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

PARA EVENTUAIS DUVIDAS: (75)3491-8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com



13º FENATIFS – FORMATO ONLINE

Salve Artistas de todo o Brasil! O nosso agradecimento a Todos, Todas e Todes!

saiba mais

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, agradece aos artistas de todo o Brasil que inscreveram seus espetáculos para participarem do processo seletivo que visa à construção da programação online do 13º Fenatifs no ano de 2020.

Considerado como um dos mais importantes Festivais do Brasil que atende mais de 15 mil espectadores, entre crianças, jovens e adultos, o Fenatifs é um dos festivais calendarizados do Estado da Bahia que desde 2008 acontece na semana da criança, no período de 01 a 12 de outubro. Com a pandemia, o Fenatifs não pode acontecer na sua data oficial e desde então a organização do evento vem trabalhando paulatinamente para que o festival possa acontecer na sua versão online nas duas primeiras semanas de dezembro de 2020. O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana conta com o fundamental apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia - Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

126 inscritos, 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal

Nas inscrições para a versão online do Fenatifs todas as 05 regiões do Brasil foram representadas, sendo 07 (sete) inscrições do Centro-oeste; 29 (vinte e nove) do Nordeste; 02 (dois) do Norte; 58 (cinquenta e oito) do Sudeste e 30 (trinta) do Sul. Das 126 inscrições recebidas, tivemos 18 estados participantes mais o Distrito Federal são eles: AL; AM; BA; CE; DF; GO; MG; MS; PA; PB; PE; PR; RJ; RN; RS; SC; SE; SP e TO.

Dentre os representantes das 126 (cento e vinte e seis) inscrições recebidas para o formato Online do 13º Fenatifs tivemos 07 (sete) Associações; 42 (quarenta e duas) Companhias; 05 (cinco) Cooperativas; 42 (quarenta e dois) Grupos; 16 (dezesseis) Produtoras; 11 (onze) MEI (Micro Empreendedor Individual); 03 (três) Coletivos.

Para o formato online do 13º Fenatifs foram recebidas 98 (noventa e oito) inscrições para a modalidade: Registro de produção artística, em vídeo, finalizado (com edição), pensado e desenvolvido para ser veiculado em plataformas digitais com destinação pública; e 28 (vinte e oito) inscrições para a modalidade: Vídeo de espetáculo gravado durante o período de isolamento social, corrido e sem edição para ser transmitido em plataformas digitais com destinação pública.

A seleção dos espetáculos será feita pela curadoria do Festival, formada por profissionais de renomado reconhecimento e comprovada competência nas artes cênicas do Estado da Bahia. Até o dia 10 de novembro de 2020 o resultado da seleção dos espetáculos inscritos estará disponível no site: www.ciacucadeteatro.com.br e nas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro.

Os grupos selecionados ficam obrigados à complementação da documentação, conforme item 5.4 do Edital 004/2020, tendo que encaminhar à Organização do Fenatifs, através do e-mail fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com, no prazo de até 05 (cinco) dias após o comunicado de seleção. A execução do Festival está vinculada ao recebimento de recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do EDITAL 25/2016 - Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019 ou de recursos dos governos federal e municipal, bem como dos patrocinadores e apoiadores.

SERVIÇO: 13º FENATIFS - FORMATO ONLINE

EVENTO: 13º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA – FENATIFS.

RESULTADO: Até o dia 10 de novembro de 2020

APOIO FINANCEIRO: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75)3491-8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com


PRORROGADO O PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES DO 13º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA - FENATIFS 2020 | FORMATO ONLINE

saiba mais

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro resolve prorrogar o prazo de inscrições para o 13º Fenatifs – Formato Online até o dia 22 de outubro de 2020.

Com mais esse prazo, o Fenatifs, que está entre os maiores festivais do Brasil em sua categoria, visa oportunizar o recebimento de propostas dos mais diversos tipos e linguagens artísticas de Grupos, companhias e artistas de todo o Brasil. De caráter não competitivo, a 13ª edição do Fenatifs em formato online compreenderá as seguintes atividades: apresentações de espetáculos selecionados para compor a Mostra Nacional, Mostra Interior do Nordeste e Mostra Jovens Talentos; apresentações de espetáculos convidados; e atividades paralelas compostas de debates, rodas de conversa, oficinas, workshops, etc.

O Edital Nº 004/2020, formulário de inscrição e as perguntas frequentes do 13º Fenatifs Formato Online estão disponíveis aqui no site. E para mais esclarecimentos, os participantes também podem consultar o Tutorial do Formulário de Inscrições e a Live tirando dúvidas no Canal da Cia. Cuca de Teatro no Youtube.

Lembrando que as companhias e grupos que participaram das edições anteriores do Fenatifs, assim como para aqueles que participaram do processo de inscrições regulares no período de 15 de janeiro a 15 de março de 2020 com prorrogação até 30 de março de 2020, os quais tiveram os editais cancelados em função da pandemia, que desejarem participar da edição Online do 13º Fenatifs, poderão reapresentar as suas propostas ou enviar novas propostas de espetáculos, em conformidade com os padrões estabelecidos no Edital Nº 004/2020.

O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro faz parte dos Eventos calendarizados do Estado da Bahia e conta com o fundamental apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia - Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

SERVIÇO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS - 13º FENATIFS - FORMATO ONLINE

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: Até o dia 22 de outubro de 2020

ONDE REALIZAR A INSCRIÇÃO: Pela internet mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição disponível aqui no site.

QUEM PODE PARTICIPAR: Grupos e artistas de todo o Brasil que encenem espetáculos destinados às diversas infâncias e juventudes

APOIO FINANCEIRO: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75)3491-8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com

DOMINGO TEM TEATRO APRESENTA ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

O teatro virtual está de volta com o espetáculo “Um Conto Mágico com Biribinha e Pipoca”!

saiba mais

Atenção criançada, respeitável público, o Teatro virtual do Domingo Tem Teatro está de volta e convida todos e todas para assistirem o Especial Dia das Crianças que tem como atração convidada o espetáculo “Um conto Mágico com Biribinha e Pipoca”. A transmissão será feita às 10h30 da manhã pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube.

O espetáculo “Um Conto Mágico” é orquestrado por um dos máximos expoentes da palhaçaria tradicional brasileira, o Palhaço Biribinha (Teófanes Silveira), patrimônio vivo do Estado de Alagoas e a renomada representante do Circo-Teatro, a palhaça Pipoca (Seliane Silva). Com larga experiência em espetáculos infantis, de palco e rua, os nossos artistas se preparam para a apresentação de mais um espetáculo inédito na programação Especial Dia das Crianças do Domingo Tem Teatro Online. De forma lúdica e envolvente, Biribinha e Pipoca irão revelar para as crianças fatos verídicos da história do surgimento do CIRCO MODERNO e a origem do primeiro elemento cômico no picadeiro do circo: O PALHAÇO. Em meio a brincadeiras e trapalhadas a dupla promete diversão garantida para esse lindo “CONTO MÁGICO” que contará também com a participação extraordinária das crianças artistas da família Silveira, Julinho (11 anos) e Malu Tapioquinha (04 anos).

O Domingo Tem Teatro, Projeto consolidado em Feira de Santana pela sua campanha de popularização do teatro para a infância e juventude foi um dos seguimentos da cultura que se adaptou aos novos tempos, através do formato virtual, com o intuito de buscar a aproximação com o seu público e assim permanecer vivo na memória de milhares de crianças que cresceram com o teatro e tiveram a partir dessa vivência uma forte relação com a cultura que vai além da diversão. O Projeto realizou até então 05 apresentações no formato virtual que ocorreram no período de 30 de agosto até o dia 27 de setembro. A possibilidade de fazer mais uma apresentação especial no mês das crianças marca de forma exponencial a trajetória do Domingo Tem Teatro no ano de 2020. “Estamos muito felizes com a possibilidade de nos encontrarmos mais uma vez, ainda pela nossa janelinha virtual, o que já nos enche de alegria, especialmente agora em outubro quando celebramos o Dia das Crianças, a expectativa é grande para o dia 11, tanto pelo espetáculo convidado que é maravilhoso, quanto pela presença do nosso público que vem nos preenchendo de carinho com suas presenças”, fala emocionada da produtora Elizete Destéffani- Motté.

RETOMADA DA AÇÃO SOLIDÁRIA DTT

A Ação Solidária DTT veio possibilitar a aquisição de cestas básicas para os parceiros da classe cultural que estão passando por dificuldades nessa pandemia. Como estímulo a solidariedade, a ação será reativada nesse domingo, dia 11 de outubro, para as pessoas que puderem colaborar com essa causa fazerem a sua contribuição. Lembrando que as doações são voluntárias e poderão ser feitas através de depósito ou transferência bancária no Banco do Brasil, Agência: 0041-8 | Conta Poupança: 125886-9, Variação: 51. Contato para mais informações pelo número (75) 3491-8992 (fixo e whatsapp).

Fica aqui o convite para que todos e todas possam estar presentes na apresentação Especial Dia das Crianças do Domingo Tem Teatro Online com o espetáculo “Um Conto Mágico com Biribinha e Pipoca”, nesse domingo, 11 de outubro, no tradicional horário das 10h30h da manhã, com transmissão gratuita pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube. Acompanhe a programação pelas redes sociais Facebook (Oficial Cia. Cuca de Teatro) e Instagram (Cia. Cuca de Teatro Oficial).

SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE - ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS!

QUANDO: 11 de outubro 2020

HORÁRIO: Às 10h30

ESPETÁCULO: “Um Conto Mágico com Biribinha e Pipoca”

GRUPO: Turma do Biribinha – Arapiraca – AL. No elenco: o Palhaço Biribinha (Teófanes Silveira), a palhaça Pipoca (Seliane Silva) e as crianças artistas da família Silveira, Julinho (11 anos) e Malu Tapioquinha (04 anos).

CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através do Canal da Cia. Cuca Teatro no YouTube

IDEALIZAÇÃO: Henrique Motté e Elizete Destéffani-Motté

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté

PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ domingotemteatro@gmail.com – Contato: Camila Dias

LIVE: FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA

Inscrições Abertas 13ºFenatifs - Formato online

saiba mais


A Cia. Cuca de Teatro convida os artistas e fazedores culturais de todo o Brasil a se conectarem na live que será realizada nesta terça-feira (06/10) às 19h para tirar dúvidas sobre o Edital das inscrições para o 13º Fenatifs - Formato online. A transmissão será feita pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube e pelas suas redes sociais (Facebook e Instagram). As inscrições para o 13ºFenatifs estão abertas até o dia 16/10/2020, através do formulário de inscrição disponível no site www.ciacucadeteatro.com.br.

Seguindo as mesmas diretrizes das edições anteriores, a 13ª edição do Fenatifs, em formato online, é de caráter não competitivo e compreenderá as seguintes atividades: apresentações de espetáculos selecionados para compor a Mostra Nacional, Mostra Interior do Nordeste e Mostra Jovens Talentos; apresentações de espetáculos convidados; e atividades paralelas compostas de debates, rodas de conversa, oficinas, workshops, etc.

As companhias e grupos que participaram das edições anteriores do Fenatifs, assim como para aqueles que participaram do processo de inscrições regulares no período de 15 de janeiro a 15 de março de 2020 com prorrogação até 30 de março de 2020, os quais tiveram os editais cancelados em função da pandemia, que desejarem participar da edição Online do 13º Fenatifs, poderão reapresentar as suas propostas ou enviar novas propostas de espetáculos, em conformidade com os padrões estabelecidos no Edital Nº 004/2020.

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, considerando a representatividade do Fenatifs no cenário nacional como um dos mais importantes Festivais do Brasil e que atende anualmente a mais de 15 mil espectadores, espera atrair grupos das mais diversas regiões e cidades do país, abrindo espaço nesse momento de pandemia para a produção cultural para as crianças, adolescentes e jovens e para os artistas e produtores do teatro para a infância e juventude.

O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana faz parte dos Eventos calendarizados do Estado da Bahia e conta com o fundamental apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia - Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

SERVIÇO: LIVE: Festival Nacional de Teatro infantil de Feira de Santana - Inscrições Abertas 13ºFenatifs - Formato online, dia

DATA DA LIVE: 06/10/2020 (terça-feira)

HORÁRIO: 19h

ONDE: Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube e redes sócias (Facebook e Instagram)

LINK DE ACESSO AO EDITAL 13º FENATIFS – FORMATO ONLINE: https://drive.google.com/file/d/1P9hGX_6H_6Lk73ZYzIMbl7pBat6l8B7v/view?usp=sharing

LINK DE ACESSO AO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

https://forms.gle/6DkFTjw5GoqPs1T76

LINK DE ACESSO AS PERGUNTAS FREQUENTES: https://www.ciacucadeteatro.com.br/projetos/perg-freq-13%C2%BA-fenatifs

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 26 de setembro a 16 de outubro de 2020

ONDE REALIZAR A INSCRIÇÃO: Pela internet mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição no site www.ciacucadeteayro.com.br

QUEM PODE PARTICIPAR: Grupos e artistas de todo o Brasil que encenem espetáculos destinados às diversas infâncias e juventudes

REALIZAÇÃO DO 13º FENATIFS: Dezembro de 2020

APOIO FINANCEIRO: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com | Site: www.ciacucadeteatro.com.br | Telefone Fixo e WhatsApp da Cia. Cuca de Teatro: (75) 3491-8992.

O #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE FAZ SUA ÚLTIMA APRESENTAÇÃO NO DIA 27/09/2020


Saiba Mais

A programação especial do Domingo Tem Teatro Online nesse domingo, dia 27 de setembro de 2020 conta com a apresentação de mais um espetáculo inédito produzido com exclusividade para o nosso Teatro virtual. O espetáculo “O Circo dos Sonhos” é a atração convidada que será apresentado pelos Artistas do Nucca - Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro. O espetáculo que reúne as linguagens do Circo e Teatro será exibido no tradicional horário das 10h30 da manhã com transmissão pelo canal da Cia. Cuca de Teatro.

O espetáculo “O Circo dos Sonhos” traz a alegria e o vigor de jovens artistas circenses apaixonados e disseminadores do circo tradicional e contemporâneo. Na versão adaptada para o formato online, o alegre e divertido Nino vê o seu sonho tornar-se realidade quando encontra o artista mambembe que está à procura do público. O amor pelo circo faz nascer uma amizade verdadeira e juntos os novos amigos decidem formar uma dupla para apresentar o seu mais novo espetáculo. De forma dinâmica e divertida, o espetáculo traz a memória o circo tradicional, lembrando os palhaços atrapalhados, ingênuos e puros, além de números de malabares e acrobacias que prometem encantar o público e tocar o coração de crianças e adultos de todas as idades. O Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro- Nucca é um Grupo composto por talentosos jovens artistas que iniciaram em 2009 no Projeto Cultura Mais Circo e desde então vem estudando e ampliando seus conhecimentos e formas de se trabalhar com o Circo-Teatro.

O Domingo Tem Teatro, Projeto consolidado em Feira de Santana pela sua campanha de popularização do teatro para a infância e juventude foi um dos segmentos da cultura que se adaptou aos novos tempos, através do formato virtual, com o intuito de buscar a aproximação com o seu público e assim permanecer vivo na memória de milhares de crianças que cresceram com o teatro e tiveram a partir dessa vivência uma forte relação com a cultura que vai além da diversão. A temporada online representa uma vitória alcançada nesse momento em que não está sendo possível realizar com total segurança as atividades presenciais. “Estamos muito felizes de podermos estar conseguindo realizar essa edição especial de 2020 do Domingo Tem Teatro de forma virtual, estávamos precisando desse carinho do público, a presença das pessoas chegando pela internet no nosso teatro virtual é uma emoção que não dá para explicar, só mesmo agradecer, obrigado pessoal e já aproveito para convidar todos e todas para estarem conosco na nossa última apresentação”, diz Elizete Destéffani-Motté, produtora do Projeto Domingo Tem Teatro.

AÇÃO SOLIDÁRIA DTT

Contamos com a sua contribuição para dar continuidade à ação solidária DTT. Participe e ajude se puder. Para essa edição especial do Domingo Tem Teatro online, a programação é totalmente gratuita e a sua transmissão está sendo exibida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro. Como incentivo à solidariedade, o público é convidado a fazer parte da Ação Solidária do DTT que vem ajudando na aquisição de cestas básicas que serão doadas para os parceiros da classe cultural, que estão passando por dificuldades nessa pandemia. As doações são voluntárias e podem ser feitas através de depósito ou transferência bancária.

SOBRE O DOMINGO TEM TEATRO

O Domingo Tem Teatro - Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude de Feira de Santana, é um projeto idealizado e produzido pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté que vem desde 2005 realizando uma programação regular, sempre aos domingos, no Teatro do CUCA. Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. Foi pensando em seu público e na revitalização da produção cultural para os artistas e produtores da cultura que o Domingo Tem Teatro Online faz história no ano de 2020, revitalizando o teatro em Feira de Santana, através do Teatro virtual.

Fica aqui o convite especial para que todos e todas possam assistir a última apresentação da edição online do Domingo Tem Teatro que acontece neste domingo, 27 de setembro às 10h30h, com transmissão gratuita pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube. Acompanhe a programação pelas redes sociais Facebook (Oficial Cia. Cuca de Teatro) e Instagram (Cia. Cuca de Teatro Oficial).

SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE

QUANDO: 27 de setembro de 2020

HORÁRIO: Às 10h30

ESPETÁCULO: “O Circo dos Sonhos”

GRUPO: Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro – Feira de Santana - BA

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através do canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube

CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté

PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ domingotemteatro@gmail.comContato: Camila Dias


Autoria do release

Elizete Destéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro














ATRAÇÃO VENHA PRESTIGIAR AS ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES DO DOMINGO TEM TEATRO ONLINE
ESPETÁCULO "MINHOQUINHA QUER CASAR"

Saiba Mais

“Maria Minhoca”, o Clássico infantil da literatura teatral brasileira, encenado pela companhia feirense Cia. Cuca de Teatro foi inspiração para a concepção do espetáculo “Minhoquinha quer casar” que será apresentado no Domingo Tem Teatro Online, dia 20 de setembro de 2020, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro. A atração convidada será o penúltimo espetáculo a se apresentar na programação do Domingo Tem Teatro Online nesta edição especial que vem reunindo os fãs do Projeto em Feira de Santana e alcançando novos públicos pela internet.

Em “Minhoquinha quer casar”, o casal de apaixonados Maria Minhoca e Chiquinho Colibri decidem contar a história do seu casamento começando pela serenata. Na história, o apaixonado Chiquinho Colibri, não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca, pois o seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, cai de admiração pelo forte e vaidoso Capitão Quartel. Para revelar o caráter duvidoso do Capitão e provar a sua coragem varonil, Chiquinho Colibri conta com a ajuda do seu amigo Pedro Fonfon, o inventor de planos infalíveis que irão conquistar pai e filha ao mesmo tempo. No elenco, os artistas da Cia. Cuca de Teatro, Elizete Destéffani-Motté, Jailton Nascimento e o músico Itamar Vieira prometem belíssimas surpresas envolvendo diversão, aventura e muito amor. Você não pode ficar de fora dessa!

AÇÃO SOLIDÁRIA DTT

Participe e ajude, se puder. Para essa edição especial online do Domingo Tem Teatro, a programação é totalmente gratuita e a sua transmissão está sendo exibida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro. Como incentivo à solidariedade, o público é convidado a fazer parte da Ação Solidária do DTT que estará ajudando na aquisição de cestas básicas que serão doadas para os parceiros da classe cultural, que estão passando por dificuldades nessa pandemia. As doações são voluntárias e podem ser feitas através de depósito ou transferência bancária.

O Domingo Tem Teatro - Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude de Feira de Santana, é um projeto idealizado e produzido pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté que vem desde 2005 realizando uma programação regular, sempre aos domingos, no Teatro do CUCA. Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março de 2020, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. Foi pensando em seu público e na revitalização da produção cultural para os artistas e produtores da cultura que nos últimos meses a produção do Domingo Tem Teatro veio trabalhando no planejamento para a execução de apresentações do Domingo Tem Teatro na versão online, um formato para manter o projeto em atividade no momento em que não se tem ainda uma previsão segura de retorno das atividades presenciais nos teatros.

Fica aqui o convite para que todos possam continuar acompanhando a programação da edição especial do Domingo Tem Teatro Online que faz suas últimas apresentações nos dias 20 e 27/09 (aos domingos) às 10h30h, com transmissão gratuita pelas redes sociais (Facebook e Canal no YouTube da Cia. Cuca de Teatro).

SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE – ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES

QUANDO: 20 de setembro de 2020

HORÁRIO: Às 10h30

ESPETÁCULO: “Minhoquinha quer Casar”

GRUPO: Cia. Cuca de Teatro – Feira de Santana – BA

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através das redes sociais da Cia. Cuca de Teatro

CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté

PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro) | E-mail: domingotemteatro@gmail.com - Contato: Camila Dias

Autoria do release

Elizete Destéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro














ESPETÁCULO "VOA, VOA" ATRAÇÃO CONVIDADA DO DOMINGO TEM TEATRO ONLINE

Saiba Mais

Espetáculo VOA, VOA é a atração convidada da programação do Domingo Tem Teatro Online que acontece nesse domingo, 13 de setembro. A transmissão marcada para às 10h30 não poderá acontecer, pois a energia do local onde operamos a transmissão caiu. Dessa forma, anunciamos um novo horário para a transmissão do espetáculo VOA, VOA, ainda hoje às 15h00, com transmissão ao vivo pelo Canal da Cia Cuca de Teatro.


O espetáculo fala sobre um menino que teve suas ações modificadas a partir do dia que o pássaro cruza o seu caminho. No elenco a atriz Neide Kocca e o Músico João Jesus cantam e encantam Ao contar as historias do menino Joaquim e a secular sabiá coca, história milenar, datada de 1822 que permanece viva a cada nova geração, através da magnitude do ato de recontar as histórias para as crianças. O fato curioso e instigante é que nesse espetáculo a atriz e contadora Neide Kocca adaptou a historia da coca que da origem a seu nome artístico: Kocca! Vale a pena conferir!!


Idealizado e produzido desde 2005 pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté, o Domingo Tem Teatro consiste em uma Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude que acontece anualmente em Feira de Santana com apresentações de espetáculos teatrais, sempre às 10h30 no teatro do CUCA. Ao longo dos anos o Projeto vem mantendo uma forte relação e admiração tanto do público que acompanha a sua programação quanto das gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro e tiveram a partir dessa vivência sua fonte de relacionamento com a cultura, que não só traz diversão como também auxilia na construção da uma consciência crítica. Pioneiro no Estado da Bahia, o Domingo Tem Teatro é um Projeto de tradição cultural que faz parte da cultura de Feira de Santana.

AÇÃO SOLIDÁRIA DTT

Participe e ajude, se puder. Para essa edição especial online do Domingo Tem Teatro, a programação é totalmente gratuita e a sua transmissão está sendo exibida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro. Como incentivo à solidariedade, o público é convidado a fazer parte da Ação Solidária do DTT que estará ajudando na aquisição de cestas básicas que serão doadas para os parceiros da classe cultural, que estão passando por dificuldades nessa pandemia. As doações são voluntárias e podem ser feitas através de depósito ou transferência bancária.


SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE

QUANDO: 13 de setembro de 2020

HORÁRIO: Às 10h30

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro (Canal no YouTube).

ESPETÁCULO: “VOA VOA!”

GRUPO: Cia Cuca de Teatro com Neide Kocca e João Jesus

CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté

PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp) / domingotemteatro@gmail.comContato: Camila Dias

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro) | E-mail: domingotemteatro@gmail.com - Contato: Camila Dias


Autoria do texto: Elizete Detéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro












VEM PARA O DOMINGO TEM TEATRO ONLINE ESPETÁCULO "CIRANDA, É HORA DE BRINCAR"


Saiba Mais

estreia calorosa da programação online do Domingo Tem Teatro, realizada no dia 30 de agosto, revitalizou o teatro feirense e trouxe para a internet a história desse Projeto já consolidado na cidade de Feira de Santana, que há mais de 15 anos vem construindo uma forte relação e admiração com o público, contribuindo para o despertar das artes e auxiliando na construção de uma consciência crítica de gerações de crianças que cresceram dentro do Teatro e tiveram a partir dessa vivência sua fonte de relacionamento com a cultura que vai além da diversão.


E para esse domingo, 06 de setembro, convidando todos para embarcarem no trenzinho do Domingo Tem Teatro Online, é o Grupo de Teatro Eureka que se prepara para fazer a estreia do espetáculo “Ciranda, é hora de brincar”, adaptado para o teatro virtual, com direção de Ângelo Máximo. O espetáculo “Ciranda, é hora de Brincar”, cujo enredo proporciona acesso ao rico produto cultural brasileiro traz um encontro inusitado entre os lendários personagens Curupira e Lobisomem com músicas das brincadeiras infantis, cantigas de roda e boa parte do acervo do folclore brasileiro, a exemplo de parlendas e trava línguas, o tradicional fazendo parte da tecnologia, oportunizando crianças e pais a brincarem juntos.


Para essa versão do espetáculo teremos a presença dos atores Denner Lobo como Curupira, e Lion Guimarães como Lobisomem e que também é responsável pele assistência de direção e produção. O multiartista Lion Guimarães foi um dos convidados da produtora do Domingo Tem Teatro, Elizete Destéffani-Motté, para falar na live realizada no dia 03 de setembro: Teatro no Formato Digital, como é isso?. “Eu amei participar da live, é importante falarmos sobre o nosso trabalho, as pessoas querem saber, muitos amigos, artistas parceiros, os meus alunos que entraram pra ver o professor adoraram, até porque eu fiz uma surpresa entrando com o meu personagem que é super gente boa, o Lobisomem, aúúú, diz Lion aos risos. Graduado em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela UFBA Lion é um dos grandes artistas de Feira de Santana que atua profissionalmente há 15 anos, fazendo parte de 06 grupos de teatro da cidade, em julho de 2020 iniciou carreira de Youtuber, reativando o canal que leva seu nome, onde traz personagens que interpreta/interpretou ao longo de sua carreira para viver situações inusitadas.


O Domingo Tem Teatro - Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude de Feira de Santana, é um projeto idealizado e produzido pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté que vem desde 2005 realizando uma programação regular, sempre aos domingos, no Teatro do CUCA. Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. Foi pensando em seu público e na revitalização da produção cultural para os artistas e produtores da cultura que nos últimos meses a produção do Domingo Tem Teatro veio trabalhando no planejamento para a execução de apresentações do Domingo Tem Teatro na versão online, um formato para manter o projeto em atividade no momento em que não se tem ainda uma previsão segura de retorno das atividades presenciais nos teatros.


Fica aqui o convite para que todos possam continuar acompanhando a programação da edição especial online do Domingo Tem Teatro que permanece durante todo o mês de setembro, sempre aos domingos às 10h30h, com transmissão gratuita pelas redes sociais (Facebook e Canal no YouTube da Cia. Cuca de Teatro).



SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE


QUANDO: 06 de setembro de 2020

HORÁRIO: Às 10h30

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através das redes sociais da Cia. Cuca de Teatro

ESPETÁCULO: “Ciranda, é hora de Brincar”,

GRUPO: Grupo de Teatro Eureka – Feira de Santana – BA

FICHA TÉCNICA: Texto, Direção e Iluminação: Ângelo Máximo | Assistente de Direção: Lion Guimarães | Elenco: Denner Lobo (Curupira) e Lion Guimarães (Lobisomem) | Sonoplastia: Tereza Guimarães

CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté

PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro) | E-mail: domingotemteatro@gmail.com - Contato: Camila Dias


Autoria do release

Elizete Detéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro








DOMINGO TEM TEATRO ONLINE COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA E SOLIDÁRIA