CIA. CUCA DE TEATRO

Formado por artistas independentes que trabalham desde 1998 com as Artes Cênicas, o grupo fundou em 2006 a COOPERATIVA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE DA BAHIA, sociedade civil, cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública com sede na cidade de Feira de Santana-BA. Entre os seus objetivos visa fornecer infraestrutura aos cooperados para melhor execução dos seus trabalhos. Com mais de 20 anos de experiência é responsável pelo Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (acontece sempre no mês de outubro em diversos espaços culturais e praças públicas da cidade e atende 15.000 pessoas/ano), Domingo Tem Teatro (acontece sempre aos domingos no teatro do CUCA e atende 10.000 pessoas/ano), Cultura Mais Circo (que dá a oportunidade para centenas de crianças e jovens aprenderem circo, teatro e música), Fantasia - Um caminho na Educação (Leva o teatro até as escolas e instituições públicas) e possui diversos espetáculos em seu portfólio. A Cia. Cuca de Teatro é apoiada por profissionais da área artística, econômica e de relações humanas para a criação, desenvolvimento e manutenção de espetáculos e projetos de cunho socioeducativos e culturais voltados para a infância e juventude, não apenas como entretenimento, mas também como fonte de desenvolvimento humano.

SOBRE A TRAJETÓRIA

Uma brincadeira que deu certo. Em 1997 os fundadores, Elizete Destéffani, Henrique Motté, Geovane Mascarenhas e Jacy Queiroz se conhecem no Centro Universitário de Cultura e arte (CUCA), Instituição vinculada a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS que oferece oficinas artísticas (música, dança, teatro e artes visuais). Em meio a brincadeiras e muitas gargalhadas, o grupo nasceu com o sério propósito de movimentar a cena cultural baiana, realizando espetáculos e projetos voltados a infância e juventude, mas que sensibilizasse os adultos. Como Grupo formado a partir das oficinas do Centro Universitário de Cultura e Arte, em maio de 1998, estreia a primeira versão do espetáculo Maria Minhoca, realizado pela jovial Companhia que se intitulava como Cia. de Teatro do Cuca. Em 2002, o administrador e gestor cultural Henrique Motté e a produtora cultural Elizete Destéffani iniciam o processo de formalização do grupo. No período de 2002 a 2004, a Companhia trabalhou com Projetos culturais em parceria com a AMUEFS - Associação dos Amigos da UEFS, a experiência que faltava para o passo seguinte. A parceria e ligação, em especial dos seus fundadores, com a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), especialmente através do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA, onde tudo começou, foi fator motivacional para que a Cooperativa de Teatro para a Infância e juventude da Bahia, fundada em 2006, homenageasse mais uma vez esse importante espaço de Cultura e Arte mantendo o seu nome fantasia como Cia. Cuca de Teatro. A partir de 2009 a Companhia se torna Ponto de Cultura, através do Projeto Cultura Mais Circo, fazendo parte de uma das atividades do Programa Cultura Viva em parceria com o Ministério da Cultura (MINC) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT).


VISÃO / MISSÃO / VALORES

VISÃO – Busca constante pela qualidade na produção e realização de espetáculos e projetos culturais de qualidade, responsabilidade social e ambiental.

MISSÃO - Atuar junto à comunidade enquanto cooperativa para a criação, desenvolvimento e manutenção de espetáculos e projetos de cunho sócio educativos e culturais voltados para a criança e o adolescente, contribuindo para um mundo de paz e igualdade, promovendo a troca de conhecimentos, formação, investigação, transformação e acesso às artes cênicas.

VALORES - Os valores pessoais de cada cooperado foram fortalecidos em 2006, quando o grupo fundou a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia Cuca de Teatro. Imbuídos do espírito de responsabilidade social, a Cia vem conduzindo, de forma ética, a arte que assumiu como missão. O propósito é, acima de tudo, cultivar alegria e transmitir esperança com uma boa dose de leveza e magia, contribuindo para construção de um mundo melhor para as próximas gerações.

ÁREA DE ATUAÇÃO

  • ESPETÁCULOS DE TEATRO, CIRCO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE;

  • TEATRO EMPRESA (SIPAT – MEIO AMBIENTE - TRANSITO, DENTRE OUTROS) ;

  • APRESENTAÇÕES/ INTERVENÇÕES EM FESTAS DE ANIVERSÁRIOS, CASAMENTOS, ESCOLAS E EVENTOS ESPECÍFICOS; PRODUÇÃO CULTURAL;

  • PROJETOS CULTURAIS E SOCIAIS;

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image