Programação 14º Fenatifs - Apresentações dos Espetáculos e Atividades Paralelas

04/12 (Sáb.)
10h - Espetáculo "AZULINDO, UM MUNDO SUBMERSO" - Cia. Serafín Teatro (SP)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Cristina Lunazzi

Unindo as linguagens do teatro de bonecos, teatro com luz negra e teatro de sombras, o espetáculo é uma viagem pelo fantástico mundo oceânico submerso que Olívia, uma inocente menina, é convidada a conhecer. Tetê, a tartaruga marinha mostra à menina que a vida no fundo do mar está em risco pois o monstro do lixo, cresce cada vez mais ameaçando destruir a vida pacífica que levam os moradores do recife. Um mutirão de amigos da superfície e de amigos do mar é convocado para reverter essa situação. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .

04/12 (Sáb.)
16h - Espetáculo "PARA QUE SERVEM AS COISAS?" - Grupo Cena Expandida (RS)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Thais Fernandes

Teatro, contação de histórias e desenhos animados se unem nesta fábula sobre o respeito às diferenças. Acompanha as aventuras de Jota, um menino tímido que vai em busca de sua amiga Bici, a bicicleta, que após um pequeno acidente, é vendida para uma loja de consertos gerais. Inconsolado, ele descobre que todos os objetos da loja não estão estragados, apenas têm seus próprios sonhos e objetivos. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre.

05/12 (Dom.)
10h - Espetáculo "O DINOSSAURO E A BORBOLETA" - Grupo Teatro Por Um Triz (SP)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Péricles Raggio

No período pré-histórico do planeta Terra, um pequeno e solitário Dinossauro torna-se, inesperadamente, pai adotivo de uma... Borboleta! A relação dos dois personagens tem início quando o pequeno Dinossauro encontra um ovo abandonado e decide chocá-lo. Do ovo nasce a Borboleta. A partir daí, a dupla passa por algumas situações em que a relação de pai e filho é explorada, de forma cômica e afetuosa. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .

05/12 (Dom.)
16h - Espetáculo "QUAL É MEU NOME , MAMAE ?" - Cia Cegonha - Bando de Criação (RJ)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Kamyla Abreu

Inspirado no premiado livro My name is not Refugee de Kate Milner, utiliza elementos de circo, poesia, teatro de animação e desenhos animados para contar a história de mãe e filho obrigados a deixar o país de origem em busca de sobrevivência até a chegada em um novo lugar para morar, tudo contado pelo olhar genuíno da criança. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .

07/12 (Ter.)
09h30 | 10h30 | 14h
Espetáculo "CYBERBULLYING? MISERICÓRDIA!" - Cia. Cuca de Teatro - Feira de Santana - BA

Local: Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana (BA)

Foto: Gueu Ramos

Maria Bonitinha, a menina do sertão, chega à cidade para passar uns dias na casa de sua melhor amiga, Joana Natureba, as duas passam o dia brincando com as bonecas de sisal e comendo as delícias da culinária nordestina. Quando Joana publica fotos da nova amiga nas redes sociais, Maria sofre cyberbullying por parte dos amigos de Natureba. Indignada com o comportamento nada legal dessa turminha, Bonitinha convida Joana para uma grande peleja internáutica, Maria vai mostrar pelo que tem muito orgulho de sua cultura. Espetáculo convidado Mostra Baiana com classificação Livre .

08/12 (Qua.)
09h30 | 10h30 | 14h
Espetáculo "METAMORFOSE" - Grupo Ereoatá - Lauro de Freitas - BA

Local: Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana (BA)

Foto: Anderson Rodrigues

Apresenta a rotina diária de um senhor sertanejo, vivendo as dificuldades da seca que assola o sertão. Em seu universo imaginário particular, vive em total isolamento e relaciona-se com elementos da natureza ao seu redor, resultando na descoberta de um mundo além das fronteiras da imaginação. Espetáculo convidado Mostra Baiana com classificação Livre .

08/12 (Qua.)
16h - Espetáculo “A MENINA DAS PEDRAS" - Revolução Teatral - Lauro de Freitas - BA

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Eliete Teles

Inspirado no conto de domínio popular, o enredo de cunho social nos ajuda a pensar alternativas para resolver conflitos com criatividade. É, sem dúvida, um dos contos que pode propiciar novos rumos e alternativas de escape às situações que se apresentam sem solução aparente, com conteúdos implícitos que perpassam fatos recorrentes do dia a dia, como abuso de poder, opressão e exploração econômica. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos com classificação 12 anos.

09/12 (Qui.)
09h30 | 10h30 | 14h
Espetáculo “VIVE CIRCO SHOW" - NUCCA - Feira de Santana - BA

Local: Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana (BA)

Foto: Gueu Ramos

O espetáculo é um show de habilidades, com números de grande impacto utilizando técnicas circenses, como malabarismo e perna de pau. Trazem também números de palhaçaria com propostas divertidas e inovadoras que vão surpreender e encantar o público de todas as idades. Espetáculo convidado Mostra Baiana com classificação Livre.

09/12 (Qui.)
16h - Espetáculo "A AVENTURA DE JOCA" - Cia ÚNICA de Teatro - BA

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Cleyton Vidal

Com muita música, dança e imaginação, essa turminha formada por Joca, Luna e o boneco Super Bim embarcam em grandes aventuras para cumprirem uma missão nada fácil, resgatar as brincadeiras, brinquedos e literatura esquecidos pelas crianças fixadas no mundo virtual. Para isso eles terão que cativar a rainha do esquecimento, a Rainha Maya. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos com classificação livre.

10/12 (Sex.)
10h - Espetáculo "AS CORES QUE SINTO" - Produtora Conto de Quem Sonha (RJ)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Produtora Conto de Quem Sonha

Como tem tantas cores no mundo e tantas cores que se podem ver, mesmo sem enxergar? Júlia enxerga as coisas de um jeito diferente: ela enxerga com as mãos. E assim, ela nos leva por todo o caminho da sua casa atééé a sua escola. Ela mora num lugar com várias casinhas, mas nenhuma mais especial que a dela: rosa! E quando ela desce até chegar à escola, todo dia é uma aventura diferente. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos com classificação livre.


10/12 (Sex.)
16h - Espetáculo “CADÊ RÁDBRIN? - UMA AVENTURA BRINCANTE" - Grupo Cadeiradebrin (BA)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Rafael Kalunga e Taylla de Paula

Espetáculo cênico musical é uma apresentação interativa que traz o universo da cultura nordestina através de canções, contos e brincadeiras. A narrativa é sobre a aventura do menino Rádbrin (descendente de árabe), que numa viagem ao Nordeste se perde dos seus pais numa feira, encantado pelo som de um instrumento “diferente”. À procura dos pais, ele vive situações inusitadas que o levam a conhecer o encantamento e alegria a cultura nordestina. Espetáculo da Mostra Interior do Nordeste com classificação Livre .

11/12 (Sab.)
10h - Espetáculo “O ACROBATA" - Seres de Luz Teatro (SP)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Cristiane Fontinha

Em “O Acrobata” vemos o clown Jasmim, numa tradicional saga de domadores de feras, tentando inutilmente fazer com que o seu insólito mascote Pippo realize “perigosas” proezas acrobáticas. Uma dupla muito especial, uma relação onde o domador e a mascote surpreendem a plateia por sua ternura e simplicidade. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .


11/12 (Sáb.)
14h - Espetáculo "SUSPIROS E BURBUJAS" - Companhia Laguz Circo e Teatro (CE)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Diogo Andrade

Composto por números de música, acrobacia, malabares e muito humor, o espetáculo traz a palhaça, acrobata, acordeonista e encantadora de bolhas de sabão gigantes, Burbuja e o palhaço, acrobata e malabarista, Suspiro, numa sequência de números que criam um universo encantador, convidando o público de todas as idades a brincar e a fazer parte do mágico mundo do circo. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .

11/12 (Sáb.)
16h - Espetáculo "BARCAROLA ENCANTADA" - Grupo de Teatro de Bonecos Vira Toco (BA)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Kal Comunicação

A partir do encontro com Tõe, um garoto do sertão que, assim como muitos irmãos seus, foge do drama da seca em busca de condições melhores, Sá Binididita pega a sua viola e decide caminhar na direção do seu sonho em uma Barcarola Encantada, desbravando as margens do “Velho Chico” e encontrando os seres encantados. Espetáculo da Mostra Interior do Nordeste com classificação Livre .

12/12 (Dom.)
10h - Espetáculo "HISTÓRIAS DO MUNDÃO" - Atelier Artístico Chegança (BA)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Nathalia Miranda

Cansadas de só olhar o mundão através das telinhas, as irmãs Tina e Kekeu resolvem que é a hora de conhecer o DIFERENTE, e é a partir daí que elas embarcam numa aventura pela magia da leitura. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .

12/12 (Dom.)
16h - Espetáculo "UM PRÍNCIPE CHAMADO EXUPÉRY" - Cia Mútua (SC)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Fernando Honorato

Teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, narra o período em que ele, um jovem e destemido aviador, junto com seus amigos formavam “os cavaleiros do céu” e enfrentam o mar, o céu e o ar, a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Sem falas, esta montagem tem como cenário um velho hangar, criando uma atmosfera envolvente, delicada e tocante. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .

13/12 (Seg. )
16h - Espetáculo “CONTANDO O RIO OPARÁ - HISTÓRIAS PARA NAVEGAR" - Cia Biruta de Teatro (PE)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Cia. Biruta de Teatro

Apresenta histórias e personagens que já fazem parte do imaginário popular ribeirinho e que permeiam o Sertão do São Francisco, afim de aproximar as crianças das poéticas que giram do seu território. Duas histórias são contadas nesse espetáculo, a lenda da Serpente da Ilha do Fogo e o mito do Nego D'água. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos com classificação Livre .

14/12 (Ter.)
09h30 | 10h30 | 14h
Espetáculo "O PÁSSARO E O REI" - Kocca Criações - Feira de Santana – BA

Local: Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana (BA)

Foto: Ety&Jô

União da magia do teatro, da música e dos elementos regionais da cultura popular para contar a história da relação entre um Pássaro de canto fabuloso numa linda gaiola de ouro, e um jovem Rei, seu dono, esse é o fio que traça o rumo desta trama/espetáculo, contada e (en) cantada num convite à reflexão sobre o conceito da Liberdade. Espetáculo convidado Mostra Baiana com classificação Livre .


14/12 (Ter.)
16h - Espetáculo "ROMEU E JULIETA PARA CRIANÇAS" -

Grupo Tonto Tom Artes (PR)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Gabriel Rega


Inspirado na obra de Ruth Rocha, no conto em versos de William Shakespeare e O Sortilégio da Mariposa de Federico Garcia Lorca, o espetáculo apresenta diversas linguagens em sua composição como a narração de história e a técnica de manipulação de objetos para contar a história do escritor Mariposa que vive em seu canteiro do ofício de escrever e contar histórias, as quais guarda em casulos para não esquecê-las. Porém, uma de suas histórias voou do casulo, o que gera uma busca desesperada. A partir desta brincadeira de procurar sua história, o escritor mariposa descobre sons, musicalidades, danças e poesia. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos com classificação Livre .

15/12 (Qua.)
09h30 | 10h30 | 14h
Espetáculo "LEIA AÊ!" - SIM Produções Artísticas - Salvador – BA

Local: Parque da Lagoa ( Parque Municipal Erivaldo Cerqueira) - Avenida José Falcão

Foto: Elói Corrêa

Uma pacata praça é lugar ideal para uma tranquila leitura, é o que pensa o palhaço Cabelinho ao sair da biblioteca com seus livros preferidos. Ele só não contava com uma visita pra lá de agitada. Leia Aê! é um espetáculo circense infantil interativo que convida as crianças ao mundo encantado da leitura. Espetáculo convidado Mostra Baiana com classificação Livre .

15/12 (Qua.)
16h - Espetáculo "JUNTO E MISTURADO" - Grupo Desequilibradoz (CE)


Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: EUNILO ROCHA

Nos maravilhosos encontros de uma vida, Genisvalda vive a encantar com sua forma de ser, de viver e de se divertir vendendo seu chup-chup do amor, até que um dia se depara com uma trupe que por meio de sua arte encanta e se deixa encantar. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos com classificação Livre .



16/12 (Qui.)

09h30 | 10h30 | 14h Espetáculo "CIRQUIM TIZIU E ALECRIM" - Núcleo Circo Único - Salvador (BA)

Local: Parque da Lagoa ( Parque Municipal Erivaldo Cerqueira) - Avenida José Falcão

Foto: Núcleo Circo Único

Uma dupla de palhaços chega para apresentar um espetáculo de circo para a plateia, os dois começam a apresentação em harmonia um com o outro, mas isso não dura muito tempo e o espetáculo vira uma divertida disputa de habilidades e pirraças entre o palhaço e a palhaça. Acrobacia de solo, mágicas, malabarismos, esquetes clownescas, encantamento e diversão estão garantidos nessa peça. Espetáculo convidado Mostra Baiana com classificação Livre .

16/12 (Qui.)
16h - Espetáculo “LUCAS DA FEIRA: O SUJEITO ANTES DO MITO" - Grupo Recorte de Teatro ( BA)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Cleyton Vidal

O escravizado Lucas Evangelista foi eternizado como lenda, mito, herói e bandido, na primeira metade do século XIX formou bando e com um banditismo social inato e de resistência ao sistema escravista tomou fama e faz parte da história da Bahia e do Brasil. O espetáculo traz o sujeito Lucas desde infância até a formação do bando, sobretudo nas particularidades do homem escravizado antes da lenda. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos - classificação 12 anos.

17/12 (Sex.)
10h - Espetáculo "A MONTANHA GIGANTE DE COISAS" - Produtora Clara Equi (RJ)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Produtora Clara Equi

Todos os dias, a criança acorda e vai com sua mãe até o seu trabalho. Lá, ela encontra tanta coisa, tanta coisa diferente, que ela chama o lugar de Montanha Gigante de Coisas. Tem coisa guardada há muito tempo, desgastada, suja. Mas também tem coisa legal! Coisa que vira até brinquedo. O problema é na hora de voltar pra casa, com a roupa cheia de sujeira. Ao passar em frente à escola, nenhuma outra criança quer vir brincar também… menos nesse dia. Espetáculo da Mostra Jovens Talentos com classificação Livre.

17/12 (Sex.)
16h - Espetáculo "NEM TANTO, NEM TÃO POUCO" - Os Títeres (BA)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Yarasarrath Lyra

Apresenta o início da amizade entre Flor e Carlinhos, duas crianças com infâncias bem distintas, mas que são ligadas pela curiosidade e pela possibilidade de alegria que nasce desse encontro. Uma narrativa que delicadamente é revelada junto com cada personagem em um jogo de brincadeiras e leituras. Espetáculo da Mostra Interior do Nordeste com classificação Livre .

18/12 (Sáb.)
10h - Espetáculo CADA UM É UM" -

No Mundo da Lua iTeatro (SP)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Still

Concebido para tratar sobre o tema da diferença, o espetáculo traz três palhaços músicos pra lá de divertidos e atrapalhados que chegam de longe cantando e dançando, provocando o encantamento e a cumplicidade no público ao mesclar antigas entradas e esquetes circenses clássicas. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .

18/12 (Sáb.)
14h - Espetáculo “CANÇÕES DAQUI, CONTOS DO MUNDO" - Cia Pão Doce (RN)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Bruno Martins

Ao longo do caminho as pessoas colecionam pedras, figurinhas, livros, tem gente que coleciona até lápis quebrado, Maria e seus amigos aviadores colecionam histórias, Ela aprendeu desde pequena que as histórias têm vida própria, ultrapassam os limite do engenho da “caixola”, voam no vento e escolhem um coração para aquecer. Este é um espetáculo para sonhadores. Espetáculo da Mostra Interior do Nordeste com classificação Livre .

18/12 (Sáb.)
16h - Espetáculo "NO CORAÇÃO DA LUA" - Grupo Estação de Teatro (RN)

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Foto: Brunno Martins

Luana, uma menina inteligente, alegre e muito ativa, em um belo dia, sem nenhuma causa aparente, percebe que está sem vontade para nada, sem vontade de se levantar, de comer, de brincar, está completamente sem vontades. Com a ajuda de seu grande amigo Juca partem numa jornada em busca de respostas para esse seu problema. Espetáculo da Mostra Nacional com classificação Livre .


Atividades Paralelas 14º Fenatifs

As atividades paralelas são compostas de debates, webinários, podcasts, oficinas e demais atividades que promovem a reflexão, conhecimento e aproximação com a arte teatral feita para crianças e jovens. E acontecem em formato online, respeitando as exceções, acontecerão em tempo real.

02/12 (Qui.)

18h - LANÇAMENTO 14º FENATIFS - Cia. Cuca de Teatro - Feira de Santana - BA

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro


De 02 a 18 de dezembro, o Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – FENATIFS realiza a sua 14ª edição com a participação de 28 espetáculos de todo o Brasil e diversas atividades paralelas como oficinas, debates e rodas de conversa, que serão transmitidos gratuitamente pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube. O FENATIFS promove ainda encontros com os grupos participantes como forma de estimular as discussões e o fortalecimento da produção cultural dos fazedores de artes cênicas em todo o país.

Em cena, artistas e companhias de diversas partes do país como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, trazendo linguagens como circo, contação de histórias, música, teatro de bonecos e de animação, entre outros. Uma intensa programação para os pequenos curtirem muito!

Nesta edição, os debates com os grupos serão mediados pelo diretor e ator Claudio Saltini, de São Paulo e o dramaturgo, roteirista, diretor, ator e palhaço soteropolitano, João Lima. Um momento ímpar de discussões acerca das obras e linguagens apresentadas no festival que acontece pela plataforma Google Meet.

Também na 14ª edição do Fenatifs será realizada uma pequena mostra presencial com apresentações de espetáculos de grupos locais que serão realizadas no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim e nas praças de Feira de Santana-BA, com todos os protocolos de segurança respeitados e público limitado.

Será concedido a todos os grupos participantes o Troféu Cultural Henrique Motté (1963-2019), símbolo do festival, representa o reconhecimento do fazer artístico do patrono e Diretor de Produção da Cia. Cuca de Teatro que, durante toda a sua trajetória, foi um profundo e dedicado incentivador e fomentador das manifestações artísticas e culturais, aproximando pessoas e utilizando a arte como principal instrumento de transformação social.


O 14º Fenatifs tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do EDITAL 25/2016 – Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.


Acompanhe os perfis da Cia. Cuca de Teatro


Facebook

Instagram

Canal YouTube da Cia .Cuca de Teatro

WhatsApp Cia. Cuca de Teatro | E-Mail: ciacucadeteatro@gmail.com


@elizetedesteffani

Informações à imprensa

@elsimarponde

@dougpicchetti

Martina Argolo: (71) 9.9128-1864

03/12 (Sex.)

16h Mostra Talentos Mirins

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

A Mostra de Talentos Mirins reúne crianças de 07 a 12 anos de idade em apresentações de teatro, música, declamação de poesias, leitura dramática e teatro virtual com o objetivo de valorizar e incentivar o fazer artístico da criança protagonista do teatro. Tendo como mestres de cerimônias o Palhaço Cabelinho e a palhacinha Pipoca, ao todo serão apresentadas 08 atrações pelo YouTube Cia. Cuca de Teatro, com início as 16h, conforme ordem de apresentação:


16h Abertura


Atração 01: NO MUNDO MÁGICO DO TEATRO

Participante: Cazazul Teatro Escola

Atração 02: AQUARELA

Participante: Clara Marques e Kleiton Santana - Comunidade Santíssima Trindade

Atração 03: PASSINHOS, PIPOQUINHAS E INVENCIONICES

Participante: Coletivo Inventários

Atração 04: A ORIGEM DOS PALHAÇOS

Participante: Ana Queiroz

Atração 05: CONSULTÓRIO DO DR IAN

Participante: Lis Prado e Ian Nascimento

Atração 06: O PODER DAS CRIANÇAS - É Pra Lá Que Vai A História

Participante: Tarsila Alves

Atração 07: RÁDIO NOVELA AMOR DE CINEMA

Participante: Escola Despertar

Atração 08: JORNAL ONTEM

Participante: Espaço Aberto Vánacontramão – Teatro

03/12 (Sex.)

18h MESA: “QUE DIA VOLTA, PRÓ?” - Experiências e Expectativas para o retorno das atividades presenciais de teatro

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

O Fenatifs convida Adriana Amorim da CazAzul Teatro Escola de Vitória da Conquista, Luciana Comin da Teca Teatro, de Salvador, Jacy Queiroz, da Cia. Cuca de Teatro de Feira de Santana e o Diretor e arte educador Kadu Fragoso de Salvador para uma conversa animada sobre o tão esperado retorno das atividades teatrais presenciais. Dúvidas, ideias, conflitos, desejos e já algumas experiências serão apresentadas nesse animado bate-papo. Para ampliar o olhar sobre o tema, participarão da mesa como convidadas especiais uma criança atriz, Tarsila Alves e sua mãe, Arlinda de Baio, atriz e educadora em teatro. Precisamos conversar sobre esse retorno para que a gente tenha segurança para responder a pergunta mais ouvida por professoras de teatro nessa pandemia: “Que dia volta, pró?”

05/12 (Dom.) - 11h - LIVE OFICINA MÍMICA E BONECO DE MÃO
Ministrante: Grupo Teatro Por Um Triz (SP)

Público alvo: Crianças a partir de 06 anos ou menores acompanhados

Duração: 01h

Transmissão: YouTube Cia. Cuca de Teatro

A Oficina busca oferecer às crianças uma série de exercícios e brincadeiras que colaborem para que cada participante explore e crie seres a partir das movimentações de suas mãos. Seres como os personagens da peça “O DINOSSAURO E A BORBOLETA” - Grupo Grupo Teatro Por Um Triz (SP). Incentivando também as crianças a criarem pequenas cenas com seus "bonecos" criados com as mãos.

Materiais:

01 folha de papel, tipo cartolina (branca ou clara); Cola de bastão ou cola líquida; hidrocor ou marcador preto e tesoura.

08/12 (Qua.) - 14h30 - OFICINA PALHATIFS (PRESENCIAL)

Ministrante: João Lima - Casa da Palhaçaria (BA)

Público alvo: A partir de 15 anos

Duração: 04h

Número de participante: 15 (quinze)

Necessidades: Os participantes deverão levar para a oficina Instrumentos (tambores, tamborim, caixa, caxixi, cocalhos). Não é necessário ter habilidades musicais.

PROTOCOLO DE ACESSO AO ESPAÇO CULTURAL: Apresentação do cartão de vacinação para adultos, constando as 02 (duas) doses, e adolescentes a partir de 15 anos, no mínimo 01 (uma) dose, da vacina para a COVID-19, ou mediante apresentação digital do comprovante de vacinação por meio de portais oficiais das prefeituras, do governo do estado da Bahia, ou do governo federal.

Inscrição gratuita através do link: https://forms.gle/jWK7JoMkACj4ouus6

Local: C. C. Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra - 2222 - Capuchinhos - FSA-BA)

Nesta oficina, os participantes aprenderão quatro ritmos musicais (samba reggae, Ijexá, baião e funk) em formato especifico para grupo de batucada de rua, tocados em pelo menos 03 instrumentos diferentes (caixa, tambor e tamborim). Além de aprender a tocar os instrumentos os participantes ainda terão práticas de orquestração, e noções elementares da palhaçaria aplicada a relação do palhaço com o instrumento, o palhaço com a música e a relação entre palhaços e palhaço público. Os participantes da oficina junto ao grupo Palhafolia de Salvador farão parte do Cortejo Palhafifs que será realizado no dia 11 de dezembro às 11h no centro da cidade de Feira de Santana.

IMPORTANTE - PROTOCOLO DE ACESSO AO ESPAÇO CULTURAL:

- Apresentação do cartão de vacinação para adultos, constando as 02 (duas) doses, e adolescentes a partir de 15 anos, no mínimo 01 (uma) dose, da vacina para a COVID-19, ou mediante apresentação digital do comprovante de vacinação por meio de portais oficiais das prefeituras, do governo do estado da Bahia, ou do governo federal.

- Não será permitido o acesso ao Centro cultural caso existam ao menos um dos seguintes sintomas: tosse, febre, espirros, dispneia, cansaço, dor de garganta, conjuntivite e outros sintomas suspeitos para COVID-19.

08/12 (Qua.) - 20h - LIVE MESA: A CRÍTICA TEATRAL INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE REGISTROS E SIGNIFICADO HISTÓRICO

Mediação: Marcia Frederico

Convidados: Leidson Ferraz (Recife-PE), Fernando Souza (Feira de Santana-BA) e Lucia Cerrone

Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Esse encontro terá como objetivo refletir sobre o lugar e a significação do papel da crítica teatral para o teatro feito para crianças. Sua função tanto para a sociedade, no sentido de contribuir na escolha das famílias por este ou aquele espetáculo na hora de decidir sobre onde levar seus filhos, como para a construção de diretrizes e referências para os profissionais que atuam na área. Ter uma pessoa, verdadeiramente qualificada, isenta de comprometimentos pessoais com os profissionais e grupos, que possa ter uma visão do panorama geral do que vem sendo realizado, e com isso possa fazer uma análise crítica que ajude na construção de trabalhos melhores e mais relevantes artisticamente, que ajude a cumprir a função social do teatro. Isso faz diferença. Mas, porque não temos mais essa crítica especializada hoje em dia? O que houve para que essa função fosse sendo extinta dos principais veículos de comunicação?

Mediação: Marcia Frederico - Atriz, Dramaturga, Psicóloga, Professora de Teatro, Consultora Pedagógica do Programa de Educação Socioemocional LIV, Diretora da Companhia de Teatro Medieval, com mais de 45 indicações e prêmios, foi júri dos Prêmios de Teatro para crianças: da Coca-Cola, da Funarte de Dramaturgia, do Zilka Salaberry e do CBTIJ, além de inúmeros Festivais de Teatro.

Convidados Mesa: Leidson Ferraz (Recife/PE) Fernando Souza (Feira de Santana/BA) e Lúcia Cerrone.

Fernando Souza é ator, diretor e dramaturgo, integra a Cia. Cuca de Teatro desde 2007 e mais três grupos da cidade. Feirense, formado em História pela UEFS, tem pesquisa histórica em Feira de Santa e desde 2010 vem criando um diálogo muito interessante entre pesquisa histórica e texto dramatúrgico. Em 2022, lançará seu primeiro livro infantil, “Luquinhas da Feira: a história do menino livre” com foco no entendimento da escravidão para crianças.

Leidson Ferraz (Recife/PE) é jornalista, historiador, pesquisador e crítico teatral, atualmente Doutorando em Artes Cênicas na UNIRIO (RJ). Além da participação em muitos festivais e projetos de curadoria, tem vários livros escritos, a exemplo de "Teatro Para Crianças no Recife - 60 Anos de História no Século XX", e acervos de teatro organizados.

Lúcia Cerrone - Historiadora, pesquisadora, jornalista (Jornal do Brasil), roteirista, crítica de teatro, jurada (prêmios Sharp, Zilda Salaberry, Coca-Cola e Mambembe), curadora festival de teatro, atuando na cena teatral desde 1991, dirigiu mais de 10 espetáculos nos últimos 10 anos, incluindo Era uma Vez nos anos 50 (2016), Shakespeare William (2017), Cartas Portuguesas, PeterPan (2018) e Peter and the Wolf (2019).


09/12 (Qui.) e 10/12 (Sex.) - 18h - OFICINA ONLINE DE BONECOS E FORMAS ANIMADAS PARA EDUCAÇÃO ONLINE


Ministrante: Cia Cegonha - Bando de Criação (RJ)

Público alvo: A partir de 06 anos ou menores acompanhados

Duração: 02 horas (dividida em 02 dias de 1hora cada)

Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro

A oficina pretende convocar artistas, educadores e pesquisadores para discutir e refletir sobre o tema da arte e educação feita nas/para as novas mídias, estimulando assim novas possibilidades de ensino e compreensão de conteúdos educativos. Nela, os participantes serão estimulados a desenvolver experimentações práticas de criação de bonecos com materiais recicláveis facilmente encontrados em casa, aliados às técnicas de linguagem cinematográfica para a criação de conteúdo online e vídeo com fins educacionais, além de conhecimento básico sobre uso de plataformas para transmissão de trabalho.

Público-alvo: Artistas, educadores, pesquisadores e demais interessados que estejam enfrentando os desafios da educação online e híbrida. O objetivo principal é apresentar caminhos alternativos para a educação através da linguagem dos bonecos e formas animadas.

Materiais utilizados: Material reciclado que estiver disponível em casa, como caixa de leite vazia, tampinha de garrafa, papel, tesoura etc.

11/12 (Sab.) - 11h - CORTEJO PALHATIFS FOLIA (PRESENCIAL)


Participantes: Atendendo aos protocolos nesse momento de pandemia, o cortejo será realizado de forma presencial sendo limitado as pessoas que participaram da OFICINA PALHATIFS e aos integrantes do Grupo facilitador Casa da Palhaçaria.

O Cortejo Palhafifs será realizado no dia 11 de dezembro às 11h no centro da cidade de Feira de Santana - Percurso: Do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA até a Praça J. Pedreira em frente ao Mercado de Arte.


PROTOCOLO DE ACESSO: Apresentação do cartão de vacinação para adultos, constando as 02 (duas) doses, e adolescentes a partir de 15 anos, no mínimo 01 (uma) dose, da vacina para a COVID-19, ou mediante apresentação digital do comprovante de vacinação por meio de portais oficiais das prefeituras, do governo do estado da Bahia, ou do governo federal.

12/12 (Dom.) - 11h - OFICINA BONECOS DE PAPEL

Ministrante: Carlos Mezeck de Sena - Circo rapadura (RS)

Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Os participantes irão trabalhar com papeis, utilizando recortes, dobraduras e montagem de formas geométricas tridimensionais, desenvolvendo atividades que envolvem o desenho e montagem de cubos, cones, pirâmides e tubos recortando e colando as formas para construírem seus próprios bonecos. Através das suas criações, os participantes acessam o universo simbólico do teatro de animação, a percepção de movimentos e o reconhecimento de formas e características de diferentes personagens.

Pronto, é só começar a brincadeira!

Duração: 1h30

Público-alvo: crianças em idade escolar de 07 a 12 anos.

Materiais utilizados: Lápis, lápis e canetas coloridas. Cola branca, fita crepe, tesoura de ponta redonda, régua, papeis de diversos tipos, tampinhas de vários tamanhos, tinta têmpera.

14/12 (Ter.) - 18h - MESA O PAPEL DA CURADORIA NA CONSTRUÇÃO DE FESTIVAIS PARA AS INFÂNCIAS

Mediação: Poliana Bicalho (PETIZ - Festival de Arte para Infância) - Salvador (BA)

Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro

A construção de uma narrativa para apresentar ao público, durante um festival, faz parte do trabalho do(a) curador(a) ao selecionar os espetáculos. Nesta live, os convidados irão compartilhar os processos de curadoria de seus festivais, evidenciando os procedimentos de trabalho e sobretudo os desafios. O debate será transversalizado com temáticas urgentes e que impactam na produção artística contemporânea: acessibilidade, mediação cultural e pensamento decolonial.

Expositores:

Renata Berenstein, Festival de Arte para Infância e Juventude- PETIZ ( Bahia)

Hélio Martins do Festival de Teatro Infantil - FESTIN (Góias)

Emídio Sanderson – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – TIC (Ceará).

Elizete Destéffanni-Motté – Festival Nacional de Teatro de Teatro Infantil de Feira de Santana - FENATIFS (Bahia)

A mediação da mesa será da pesquisadora Poliana Bicalho (Bahia).

15/12 (Qua.) - 18h - OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS ONLINE

Tempo de duração: 2h

Grupo: Cia Teatro Lumbra - Porto Alegre - RS

Ministrante: Alexandre Fávero

Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Para iniciantes e curiosos que estejam interessados em conhecer os rudimentos estéticos e técnicos do teatro de sombras contemporâneo, buscando entender um pouco dos conceitos das pesquisas e as referências estéticas que a Cia Teatro Lumbra desenvolve nos seus espetáculos. O encontro vai oportunizar reflexões, jogos, exercícios e o compartilhamento de conhecimentos sobre a arte das sombras.

 

Público-alvo: Pessoas com ou sem experiência a partir dos 6 anos.

 

Materiais utilizados: Papel, caneta hidrocor de ponto grossa, lanterna de pilha, pedaço de 50 cm de arame fino, fita crepe e palitinho de churrasco.

16/12 (Qui.) - 18h - LIVE: MESA: A SÍNTESE NO TEATRO LAMBE LAMBE - WEBINÁRIO COM A CRIADORA DENISE DI SANTOS

Mediação: Rosa Griô

Convidados: Denise Di Santos (criadora do Lambe Lambe), Fátima Araujo, Yarasarrath Lyra, Claudio Saltini e André Melo

Duração: 01h30min.

Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro

A Mesa contará com a presença de Denise Di Santos, uma das criadoras do Teatro Lambe Lambe, destinado aos artistas do Festival, difundindo essa criação genuinamente baiana, que acaba de completar 32 anos desde sua primeira exibição, falando sobre a síntese nesta modalidade teatral.

Público alvo: Artistas, técnicos de teatro e interessados na arte do Teatro Lambe Lambe.


17/12 (Sex.) - 18h - OFICINA "RESPEITO ÀS DIFERENÇAS"

Ministrante: Valdo Matos e Luiz Perez - Grupo No Mundo da Lua iTeatro (SP)

Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro

Partindo da ludicidade e do despojamento dos atores que desenvolvem a dramaturgia do Espetáculo "Cada Um é Um" a oficina pretende mesclar antigas entradas e esquetes circenses no mais clássico estilo da dupla de palhaços do circo brasileiro. O objetivo é enfatizar o estado de brincadeira dos atores/músicos, promovendo uma relação de interesse com a plateia. É uma grande brincadeira que comunica em suas entrelinhas sobre o respeito e a aceitação do outro, sobre a existência das diversas singularidades como potência de encontro, potência de vida. 

Público-alvo: Atores, músicos, educadores e interessados na temática.  

Número máximo de participantes: Ilimitado

Tempo de Duração: 1hora e 30

18/12 (Sáb.) - 18h - LIVE AGRADECIMENTO FENATIFS - TROFÉU CULTURAL HENRIQUE MOTTÉ



Local: YouTube Cia. Cuca de Teatro


De 02 a 18 de dezembro de 2021, o FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana realizou a sua 14ª edição, uma intensa programação para os pequenos curtirem muito que contou  com a participação de 28 espetáculos de todo o Brasil trazendo linguagens como circo, contação de histórias, música, teatro de bonecos e de animação, diversas atividades paralelas como oficinas, rodas de conversa, além de apresentações de espetáculos convidados que irão compor a parte presencial do festival.

 

Neste evento virtual, a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia recebe os artistas que participaram do 14º FENATIFS para a entrega simbólica do Troféu Cultural Henrique Motté (1963-2019), símbolo do Fenatifs, representa o reconhecimento do fazer artístico do patrono e Diretor de Produção da Cia.

Cuca de Teatro que, durante toda a sua trajetória, foi um profundo e dedicado incentivador e fomentador das manifestações artísticas e culturais, aproximando pessoas e utilizando a arte como principal instrumento de transformação social.

 

Considerado um dos mais importantes Festivais do Brasil, em 2021 o FENATIFS potencializou suas ações alcançando públicos para além de seus territórios e limites geográficos, levando arte e cultura para casa do seu público, crianças e adultos.  O Fenatifs propiciou ainda o reencontro dos artistas com os palcos e das crianças com o teatro, através das apresentações presenciais, realizadas com todos os protocolos, mas com muito carinho e alegria para nossas crianças. Foram 05 mostras artísticas e formativas com mais de 50 atividades envolvendo apresentações da Mostra Nacional, Mostra do Interior do Nordeste, Mostra Jovens Talentos, Mostra de Talentos Mirins e Mostra Presencial com convidados de grupos locais da Bahia.