FENATIFS - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA – BA

Foto 1º Fenatifs (2008) -De cima para baixo, da esquerda para a direita: O Diretor João Lima, crianças participantes da Mostra Mirim, de vermelho a Cia de Theatro Anjos da Noite, de camisa verde o Grupo Nossos Trecos; E da esquerda para a direita, com a camisa do Fenatifs, em amarelo,  integrantes da Cia Cuca de Teatro e colaboradores: Tarcira Coelho, Denise Medeiros, Henrique Motté (Fundador), Geovane Mascarenhas (Fundador), Maristela Araújo, Elizete Destéffani-Motté (Fundadora), Fernando Araújo, Welber Oliveira -ao seu lado de camisa listada,  Vinicius Lacerda e Jailton Nascimento.

O Fenatifs nasceu em 2008 com a vontade de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do teatro para crianças e jovens no Brasil. De 2008 a 2019 o festival ocorre anualmente de 1º a 12 de outubro, sendo um espaço de oportunidades para grupos e artistas de todo o Brasil poderem apresentar os seus trabalhos. As edições de 2020 (online) e 2021 (versão híbrida) ocorreram excepcionalmente no mês de dezembro.   

Até a 14ª edição (2021) contou com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura (FCBA), Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT),  através do Edital  Nº 25/ 2016  Eventos Culturais Calendarizados, o festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro.   

Comprometimento, formação, cultura, educação, descentralização, reflexão crítica, pluralismo, multiplicidade de linguagens e qualidade técnica, são alguns dos atributos que fazem do FENATIFS um dos mais completos e importantes festivais de teatro das regiões Norte e Nordeste estando entre os maiores do Brasil.

O Festival contempla propostas de espetáculos para a infância e juventude de grupos e artistas de todo o Brasil que podem se inscrever para participar das Mostras específicas, contemplando desde artistas de renome no cenário nacional e internacional, como também artistas emergentes,  o teatro  jovem e talentos mirins. De caráter não competitivo, o Fenatifs compreende as seguintes modalidades: apresentações de espetáculos na Mostra Nacional; Mostra Interior do Nordeste; Mostra Jovens Talentos (categoria Institucional e de Grupo); apresentações dos espetáculos convidados e atividades paralelas composta de espetáculos da Mostra Talentos Mirins, debates,  retorno crítico especializado, oficinas, palestras, contação de histórias, workshops, mesa redonda e exposições.

O Edital para inscrição nas Mostras do Fenatifs ficam disponíveis no site www.ciacucadeteatro.com.br.

O TROFÉU FENATIFS é o símbolo máximo do festival e é concedido a todos os grupos participantesO primeiro TROFÉU  FENATIFS (2008) teve como homenageado Luiz Carlos Tourinho (1964-2008) um multiartista, cria do Tablado, a Escola de Teatro de Maria Clara Machado (1921-2001).  Em 2009  o Troféu Fenatifs foi inspirado nas obra do artista feirense Juraci rea, exibindo  desenhos e  pinturas da cultura sertaneja.  De 2010 a 2018 a “premiação” do festival recebeu o nome de Troféu Biribinha, uma homenagem  a Teófanes Silveira, grande incentivador do FENATIFS que, como Palhaço Biribinha, ator, diretor e produtor, reúne em experiência mais de 60 anos de vida artística adquirida em herança da família Silveira, família tradicional de circo do nordeste brasileiro.

A partir da edição de 2019 o Troféu Símbolo do Fenatifs concedido a todos os grupos e artistas que participam do festival ganha o nome  de TROFÉU CULTURAL HENRIQUE MOTTÉ, o reconhecimento ao Patrono da Cooperativa pelos relevantes serviços prestados a cultura em Feira de Santana. Responsável direto pela institucionalização da Cia. Cuca de Teatro (Em 2006), Henrique Mot (1963-2019), foi um profundo e dedicado incentivador e fomentador das manifestações artísticas, aproximando pessoas e utilizando a arte como principal instrumento de transformação social.

O Fenatifs mantém a democratização do teatro através da venda de ingressos para a comunidade em geral e para escolas da rede privada de ensino a preços populares e acesso gratuito de crianças, jovens e professores da rede pública de ensino, assim como de instituições sociais beneficentes.

A diversidade e abrangência do número de apresentações do festival possibilita o atendimento a todas as classes sociais, de artistas e profissionais liberais a toda a comunidade escolar e instituições sociais, assim como o público espontâneo, atingindo pessoas de todas as idades, sendo  a de maior predominância  a faixa etária de 05 a 11 anos.  O público atendido a cada edição é de mais de 15.000 espectadores, em sua maioria estudantes da rede pública de ensino. O comprometimento da Cia. Cuca de Teatro com as questões ambientais  e sociais tem sido uma constância a cada festival. Desde a quarta edição (2011), o Fenatifs vem realizando campanhas específicas que visam sensibilizar sobre o papel de cada um para a construção de um ambiente sustentável e de pessoas solidárias.


Voltar