O espetáculo conta a história da doce e destemida Sofia que sai pelo mundo em busca de seu Galinho Qui ri qui qui. Ao iniciar sua jornada de aventuras e descobertas, é surpreendida por personagens fantásticos, como a Borboletinha que faz chocolate na cozinha da madrinha, o Pai Francisco que perdeu a liberdade, a dona sapa, mulher do sapo Cururu que perdeu o seu anel no mar e tantas outras personagens que, assim como Sofia, perderam pessoas e coisas pelo caminho. No final da sua viagem o doce perfume de alecrim a faz lembrar da sua madrinha e assim descobre que o melhor lugar é o lar de onde viemos. Duração: 50 min. Classificação: Livre
Texto premiado no Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio edição 2022, o espetáculo, escrito e dirigido por Geovane Mascarenhas.
Ficha Técnica:
Texto: O Sumiço do Galinho Qui ri qui qui
Autor: Geovane Mascarenhas
Direção: Geovane Mascarenhas
Direção Musical: Heraldo Souza
Produção Musical: Caíque Acauã.
Cenário/Figurino: Rino Carvalho e Luci Agra
Iluminação: Geovane Mascarenhas
Elenco: Elizete Destéffani-Motté, Jailtton Nascimento, Jacy Queiroz e Neide Kocca.
Estreia: 2024
“Maria Minhoca”, o clássico infantil da literatura teatral brasileira escrito pela autora Maria Clara Machado, lembra o clássico “Romeu e Julieta” na adaptação feita pela Cia. Cuca de Teatro sob a ótica do palhaço. Na história o apaixonado Chiquinho Colibri, não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca, pois o seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, planejou outro destino para sua filha, casá-la com o vaidoso e ambicioso Capitão Quartel. Duração: 60 min. Classificação: Livre
Maria Minhoca é resultado do primeiro trabalho de pesquisa e experimentação do grupo fundamentado na linguagem do clown.“ O espetáculo foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro em 2015, foi selecionado para o Kit Difusão do Teatro da Bahia – 2ª edição, da Funceb/SecultBA, em 2014, sete prêmios no Festival de Teatro de Guaçuí – ES – em 2007, prêmio Caravana Cultural Nordeste – FUNARTE através do Ministério da Cultura em 2004 e o Prêmio Circuito Cultural Banco do Brasil.
Ficha Técnica:
Texto: Maria Minhoca
Autora: Maria Clara Machado
Direção: (2004) Geovane Mascarenhas e João Lima; (1998) Tatiana Senna.
Cenário/Figurino: Agamenon de Abreu
Iluminação: Geovane Mascarenhas
Trilha Sonora: Luciano Salvador Bahia
Elenco: Elizete Destéffani-Motte, Jailtton Nascimento, Geovane Mascarenhas, Jacy Queiroz e Neide Kocca.
Músico: Itamar Vieira
Estreia: 1998 (1ª versão) | 2004 (2ª versão - Fundamentada na Linguagem do Clown)
O espetáculo conta a história de Maria Bonitinha, a menina do sertão que sai de sua terra pra fazer uma visita especial a sua amiga da cidade grande. Maria é uma autentica representante da cultura popular, aquela que é passada de pai para filho. Menina do coração aberto para abraçar e fazer amizade, logo percebe a indiferença por parte das outras crianças que não aceitam o seu jeito de ser. Não vai ser fácil, mas ela vai mostrar que ser diferente pode ser bem legal. Êta Peleja! Duração: 50 min. Classificação: Livre
O espetáculo faz parte do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela produtora, atriz e autora Elizete Destéffani-Motté.
Ficha Técnica:
Autora: Elizete Destéffani-Motté
Direção: Geovane Mascarenhas e Elizete Destéffani-Motté
Co Direção: Cia. Cuca de Teatro
Supervisão de Direção: João Lima
Cenário/ Adereços: Lílian Azevêdo
Concepção de Figurino: Agamenon de Abreu
Costureira: Vilma Bahia
Iluminação: Geovane Mascarenhas
Maquiagem: Neide Kocca
Composição das músicas: Elizete Destéffani-Motté (Música peleja: Heraldo Silva)
Direção Musical: Heraldo Silva
Músico (Tecladista): Itamar Vieira
Elenco: Jacy Queiroz, Elizete Destéffani-Motté, Geovane Mascarenhas, Jailtton Nascimento, Fernando Souza e Neide Kocca.
Estreia: 2013
Uma comédia de famílias para toda a família. Juntos os buliçosos vizinhos das famílias batistas, Cigarras e Formigas irão se meter em planos, confusões com grandes revelações e um final surpreendente. Diversão garantida para crianças e adultos! Um espetáculo que reúne as técnicas do palhaço, o teatro de animação em luvas e trilha musical ao vivo. A livre adaptação da Cia. Cuca de Teatro é inspirada no Texto “Os Cigarras e Os Formigas” da autora Maria Clara Machado. Duração: 55 min. Classificação: Livre
Ficha Técnica
Texto: Os Fogatas
Autora: Texto e Concepção a partir do trabalho de Grupo
Direção: Geovane Mascarenhas
Assistente de Direção: Karina de Faria
Co-direção: O Grupo.
Preparação de clown - Palhaço Biribinha, Pepe Nunez
Preparação de corpo: Fábio Vidal
Iluminação: Frank Magalhães
Figurino: Rino Carvalho
Costura cenário/figurino: Vilma Bahia e Mercedes Bahia
Cenário: Geovane Mascarenhas
Execução cenário: Mário Alves do Amaral e Antônio Carlos Arouca (Tozinho)
Concepção da luvas: Geovane Mascarenhas e Elizete Destéffani
Confecção das luvas: Carmem Ceolim | Perucas: Lilian Azevedo
Arranjos Musicais e tecladista: Itamar Vieira
Orientação Musical: Nata Musical
Professores de música: Natanira Gonçalves (acordeão); Laércio Santiago (violão); Edson dos Santos (Trompete e Flauta) | Coreografia Tango: Avany Vaz
Elenco: Jacy Queiroz, Elizete Destéffani-Motté, Geovane Mascarenhas, Jailtton Nascimento, Fernando Souza e Neide Kocca, Vivi Braz (2017) e Júlia Lorrana (2018).
Estreia: 2016
O espetáculo reúne as linguagens do teatro, do circo e da música para contar a mais bela história de todos os tempos. Tendo como inspiração a cultura regional, traz a cena uma musicalidade alegre e tocante, com canções populares e autorais. Personagens marcantes são guiados pela misteriosa Estrela de Belém, revelando grandes surpresas até chegar ao momento mágico do espetáculo, o nascimento do Menino Rei.
Duração: 50 min. Classificação: Livre
Um pouco mais sobre o espetáculo: A Estrela do Menino Rei é a primeira montagem da Cia. Cuca de Teatro adaptada para as ruas. De caráter itinerante, atores e público seguem, em cortejo, a misteriosa estrela e durante o caminho cenas sobre a história vão sendo reveladas e todos são conduzidos de forma lúdica ao Ponto culminante, local onde findará o auto de Natal com o nascimento do Menino Rei. Um dos destaques nessa montagem é a música ao vivo, do clássico ao regional, músicos, cantores e atores encantam e emocionam a todos. A partir de 2018, o espetáculo conta com a direção musical e encenação de Heraldo Souza, da premiada Cabriola Cia de Teatro e Assistência de Direção de Geovane Mascarenhas, Diretor artístico da Cia. Cuca de Teatro que também assina o cenário do espetáculo. O texto é uma livre adaptação da história do nascimento do Menino Jesus de autoria de Elizete Destéffani.
Ficha Técnica
Texto: A Estrela do Menino Rei
Categoria: Teatro de Rua
Autora: Elizete Destéffani-Motté
Direção geral dos Núcleos: Elizete Destéffani-Motté
Direção Artística: Geovane Mascarenhas
Direção Musical: Heraldo de Souza
Assistentes de Direção: Jacy Queiroz, Jailtton Nascimento, Fernando Pedro Maria e Neide Kocca.
Arranjos Musicais e tecladista: Itamar Vieira
Arranjos Musicais e tecladista: Itamar Vieira
Figurino: Vilma Bahia / Elizete Destéffani
Cenário e adereços: Mário César e Lílian Azevedo
Realização: Cia. Cuca de Teatro
Elenco: Geovane Mascarenhas, Fernando Souza, Jailton Nascimento, Elizete Destéffani-Motté, Jacy Queiroz, Neide Kocca, Viviane Braz, Jean Fontes, Júlia Lorrana, João Silva, Silmara Oliveira, Luann Lima, Lion Guimarães, artistas, do NUCCA - Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro, Grupo Recorte de Teatro, Grupo Cordel, além de músicos convidados.
Estreia: 2009 | 2018 (Remontagem)
O espetáculo traz a alegria e o vigor de jovens artistas disseminadores da tradição circense, com apresentação de números de grande impacto, utilizando das diversas técnicas circenses, como trapézio, monociclo, malabarismo, arame bambo, contorção, e, a perna de pau que trará propostas divertidas e inovadoras para surpreender e encantar ao público de todas as idades.
Duração: 60 min. Classificação: Livre
Saiba Mais: Em 2009 a Cia Cuca de Teatro inicia o Ponto de Cultura - Cultura Mais Circo, dele foram naturalmente selecionados alunos que sob incentivo passaram a se aprofundar nos estudos das artes circenses. De alunos para monitores, de monitores para instrutores e artistas de circo. Assim nasceu o Nucca - Núcleo Circense da Cia Cuca de Teatro, grupo composto por jovens artistas dedicados e disseminadores da arte Circense que vem estudando e se aperfeiçoando nas técnicas circenses. Sua trajetória é marcada pela perseverança, dedicação, responsabilidade e muito amor ao circo. Com participação em 2011 no II Festival Diamantino de Circo, no Fenatifs – Festival Nacional de Teatro infantil de Feira de Santana (edições de 2015 a 2019). O Grupo de jovens teve a oportunidade de conhecer diferentes artistas circenses a nível internacional, ampliando seus conhecimentos e formas de se trabalhar com as artes circenses.
Ficha Técnica
Roteiro: Jailson Silva e Grupo
Direção de Circo: Jailson Silva
Maquiagem: Gueu Ramos
Cenário/Figurino: Mário Amaral e Wilma Bahia
Elenco: Carol Acos, Gueu Ramos, Jean Fontes, Viviane Braz, Luann Lima e Bruno Farias
Direção de Produção: Henrique Motté
Produção Executiva: Elizete Destéffani Motté
Uma lição de ecologia para todas as idades
Só Depende de Nós conta a história de uma turminha pra lá de especial que ensina, brincando, como podemos cuidar melhor do nosso Planeta. Joana Natureba, uma defensora implacável da natureza é admirada por seu primo Zeca Grude, o melhor amigo do travesso Joca Poluente, irmão de Clarinha, uma menina mimada e pirracenta. Em favor do meio ambiente, entra em cena Pedro Recicleto, o catador de latinhas mais famoso da Vila Paraíso, que se une a Joana na lutar pela natureza.
Duração: 50 min. Classificação: Livre
O espetáculo faz parte do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela produtora, atriz e autora Elizete Destéffani -Motté. Em 2018 o espetáculo passou por uma nova concepção estética, assinada pelo cenógrafo e figurinista Soteropolitano Agamenon de Abreu. Com essa nova roupagem a turma de “Só Depende de Nós” traz como proposta uma reflexão do tema meio ambiente para além do texto. O cenário contém peças em tamanho gigante, feitas no formato de origami, arte de dobraduras em papel, material totalmente reciclável representando elementos da natureza e de cena. Já o figurino tem como base o jeans, tecido de alta resistência e durabilidade, totalmente versátil, que sofreu interferências para oferecer a característica necessária de cada personagem. Em 2008 o espetáculo “Só Depende de Nós” foi condecorado com a comenda “Mérito do Meio Ambiente Rio Subaé” concedida em sessão pública pela Câmara Municipal de Feira de Santana em reconhecimento aos serviços prestados na comunidade.
Ficha Técnica
Autora: Elizete Destéffani-Motté
Direção: (Em 2003) João Lima; (Em 2000-Versão Adulta) Gilberto Rios
Cenário/ Figurino: Agamenon Abreu
Costureira: Vilma Bahia
Maquiagem e Adereços: Neide Kocca
Iluminação: Geovane Mascarenhas
Elenco: Elizete Destéffani-Motté, Geovane Mascarenhas, Jailtton Nascimento, Fernando Souza e Neide Kocca.
Estreia: 2008 | 2013 (Ritmo da Copa) | 2018 (nova concepção estética)
O espetáculo conta a história de Clara, uma garotinha que sofre abuso e não sabe como lidar com esse segredo. Clara é uma menina que tem medo de tudo, não brinca com os amigos, não sai de casa, prefere sempre ficar sozinha. Sua vida era muito triste e solitária até conhecer a sua nova professora. Com um jeitinho todo especial a professora ganha a confiança da menina que ao se sentir segura e protegida resolve revelar o seu grande segredo. O espetáculo deixa uma grande mensagem para as crianças e adolescentes, uma história de ficção baseada em fatos reais que retrata de forma leve e lúdica como as crianças costumam se expressar e se sentir quando estão em situação de perigo. Duração: 30 min. Classificação: Livre
Ficha Técnica
Texto: Cadê Minha Infância
Categoria: Teatro de Rua
Autora: Elizete Destéffani-Motté
Direção geral dos Núcleos: Elizete Destéffani
Direção Artística:
Direção Musical:
Assistentes de Direção:
Figurino: Elizete Destéffani
Realização: Cia. Cuca de Teatro
Montagem: dezembro de 2009
Elenco: Elizete Destéffani-Motté, Jailtton Nascimento
Estreia: 2018
No espetáculo de contação de histórias a atriz Neide Kocca interpreta vários personagens para contar as mais belas e reveladoras histórias do sertão, como “O Homem e o Pardal” e “A história de Maria Tereza”. O espetáculo aguça e amplia as possibilidades criativas, despertando sentimentos e lembranças, através de músicas autorais e narrativas muito bem construídas que tocam os corações de crianças e adultos.
Duração: 40 min. Classificação: Livre
O espetáculo integra o Projeto “Histórias Musicadas” que em parceria com o músico João Jesus vem agregando músicas de qualidade autorais às suas narrativas. O projeto Histórias Musicadas fez parte da programação em comemoração aos 451 anos da cidade do Rio de Janeiro (2016), no Centro de Referência da Música Carioca Artur Távola, na Tijuca.
Ficha Técnica:
Atriz/ Autora/composição das músicas/cenário/figurino: Neide Kocca
Arranjos Musicais e músico: João Jesus
Estreia: 2019
Uma fascinante e surpreendente viagem de amor e poesia guiada pelo mundo da imaginação. O espetáculo narra a história de Pã, o filho do céu e da terra, que nasce com vontade de descobrir o mundo… Despertado pela velha Montanha a buscar o caminho do coração e contando com a ajuda dos novos amigos que encontra na floresta, o alegre personagem da mitologia grega desvenda os mistérios do Bosque Sagrado.
Duração: 50 min. Classificação: Livre
Diante de seres encantados, aprende a ultrapassar obstáculos, como as bruxas Fúrias, e a seguir em busca de seu destino. Embalado por músicas entoadas ao vivo, Pã descobre a flauta mágica capaz de transformar a essência das pessoas que cruzam seu caminho. Com cenário, figurino e ambientação especial, o enredo da montagem é encantador, capaz de fascinar e incentivar crianças e adultos a não abrirem mão de buscar o caminho do coração.
Ficha Técnica:
Texto: Paulo César Coutinho.
Direção: Geovane Mascarenhas
Cenário/Figurino: Zuarte Junior (2005) Agamenon Abreu (Em 2001).
Trilha Sonora: Luciano Salvador Bahia/Dão de Abreu/Itamar Vieira.
Iluminação: Geovane Mascarenhas.
Elenco: Elizete Destéffani-Motté, Fabiana Zada, Jacy Queiroz, Geovane Mascarenhas, Maristela Araújo, Neide Kocca, Jailtton Nascimento, Nana Torres (2015).
Estreia: 2002
Com fortes doses de humor e irreverência dos palhaços da Cia Cuca de Teatro, “Uma família em apuros” conta as aventuras de uma cômica família tentando sobreviver um dia no trânsito. Um motorista atrapalhado e um Agente nada secreto entram em cena para compor essa hilária história de educação no trânsito. No palco os atores mergulham no universo lúdico e brincam usando o corpo para evidenciar os elementos do transito, carros motos, ônibus, tudo ganha vida com essa trupe de palhaços.
Duração: 50 min. Classificação: Livre
O espetáculo visa conscientizar crianças e adultos sobre a importância de se respeitar, cuidar e desenvolver atitudes solidárias no trânsito, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e do meio ambiente.
Este espetáculo foi convidado do 1º Fetran - Festival Temático de Teatro para o Trânsito – Feira de Santana – Bahia. O espetáculo faz parte do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela produtora, atriz e autora Elizete Destéffani.
Ficha Técnica
Texto: Elizete Destéffani-Motté
Direção: Alexandre Casalli
Co Direção: Cia Cuca de Teatro
Cenário: Mário César
Figurino: Vilma Bahia e Grupo
Iluminação: Geovane Mascarenhas
Maquiagem: Neide Kocca
Operador de Luz – Lion Guimarães
Assistentes de palco: Welber Oliveira e Camila Dias
Elenco: Elizete Destéffani-Motté, Fernando Pedro Maria, Jacy Queiroz, Neide Kocca, Jailtton Nascimento e Geovane Mascarenhas.
O espetáculo "Misturaê" aborda temas como diferenças, aceitação e respeito. De forma lúdica e divertida, o espetáculo apresenta números circenses que impressionam e ao mesmo tempo transmitem ao público a beleza da diversidade.
Duração: 45 min. Classificação: Livre
O espetáculo de teatro e circo conta a história de um menino que mora nas ruas e que sonha em entrar para o circo e se tornar um grande artista. De característica circense e fundamentada nas técnicas do clown a montagem exibe técnicas aéreas, malabares, equilíbrio, acrobacia e contorção.
Duração: 50 min. Classificação: Livre
A montagem é resultado do trabalho realizado com o Núcleo de Artistas Circenses da Cia. Cuca de Teatro que vem desde 2008 difundindo e fomentando a arte do circo e do teatro enquanto fontes inesgotáveis de criação e possibilidades cênicas. O espetáculo conta a história de um menino que sonha em entrar para o circo. Tudo parecia apenas um sonho até ele conhecer uma Trupe de artistas que chega a cidade. O seu espírito alegre e habilidades circenses conquistam toda a trupe, em especial, o Dono do Circo que vê no jovem o incentivo que precisava para motivar o grupo de artistas. De característica circense e fundamentada nas técnicas do clown a montagem exibe ainda técnicas de equilíbrio: malabares, arame, perna de pau, acrobacia e contorção. Um show de habilidades para o público se emocionar e sonhar.
Ficha Técnica
Texto e Direção: Elizete Destéffani-Motté
Direção de Circo: Jailson Silva
Co–direção: Geovane Mascarenhas
Assistentes de direção: Fernando Pedro Maria e Camila Dias
Maquiagem: Gueu Ramos
Cenário/Figurino: Mário Amaral e Wilma Bahia
Elenco: Carol Acos, Cíntia Pimentel, Gueu Ramos, Jean Fontes, Viviane Braz, William Santana, Luann Lima e Lion Guimarães, Allana Letícia e Jailson Silva (Artistas convidados)
Direção de Produção: Henrique Motté
O espetáculo conta a história do nascimento do Menino Jesus, sob a visão de um Boi e um Burro com cenas divertidas, bem humoradas e cheias de entusiasmo. O público se identifica com os personagens, o Boi e o Burro que, de maneira simples e divertida, revelam o momento culminante da história: o nascimento do Menino Jesus. Um espetáculo que aproxima a todos do espírito do natal.
Duração: 50 min. Classificação: Livre
Ficha Técnica:
Texto: O Boi e o Burro no Caminho de Belém
Autora: Maria Clara Machado.
Direção Geral dos Núcleos: Elizete Destéffani-Motté
Direção Artística: Geovane Mascarenhas
Assistentes de Direção: Jacy Queiroz, Neide Kocca, e Fabiana Zada.
Arranjos Musicais e tecladista: Itamar Vieira
Figurino: Vilma Bahia e Elizete Destéffani
Cenário: Elizete Destéffani e Geovane Mascarenhas
Elenco: Allana Santos, Andre Luís Moura, Aracele Moreira, Carlos Santana, Carol Santos, Clebson Santana, Daniel Mesquita, Danilo Mesquita, Denise Medeiros, Elizete Destéffani-Motté, Henrique Zardo, Iasmim Silva, Jailton Nascimento, José Mario Pires, Kamila Silva, Lene Costa, Márcio, Maristela Araújo, Neide Kocca, Viviane Silva
Estreia: 2002 (permanecendo em cartaz até 2006)
Os palhaços da Cia Cuca de Teatro interpretam novos personagens em “Os Cigarras e Os Formigas”. A clássica fábula, adaptada pela autora Maria Clara Machado ganhou uma versão apimentada nos palcos. A rivalidade das famílias é acirrada pelo romance de Julieta Formiga e Billy Cigarra. O palhaço, mais uma vez, é a tônica desse novo trabalho. Personagens ganham vida, revelando figuras arrojadas, atrapalhadas, cômicas e muito caricatas. E como parte presente nas montagens do grupo, o espetáculo tem o toque da musicalidade ao vivo.
Duração: 50 min. Classificação: Livre.
O palhaço, mais uma vez, é a tônica desse novo trabalho. Personagens ganham vida, revelando figuras arrojadas, atrapalhadas, cômicas e muito caricatas. E como parte presente nas montagens do grupo, o espetáculo tem o toque da musicalidade ao vivo.
Ficha Técnica
Texto: Os Cigarras e Os Formigas
Autora: Maria Clara Machado
Supervisão de Direção: Pepe Nunez
Direção: Geovane Mascarenhas e Grupo
Preparação de clown - Palhaço Biribinha
Preparação de corpo: Fábio Vidal
Iluminação: Frank Magalhães
Figurino: Rino Carvalho
Costura cenário/figurino: Vilma Bahia e Mercedes Bahia
Cenário: Geovane Mascarenhas
Execução cenário: Mário Alves do Amaral e Antônio Carlos Arouca (Tozinho)
Concepção da luvas: Geovane Mascarenhas e Elizete Destéffani-Motté
Confecção das luvas: Carmem Ceolim
Perucas: Lilian Azevedo
Arranjos Musicais e tecladista: Itamar Vieira
Orientação Musical: Nata Musical
Professores de música: Natanira Gonçalves (acordeão); Laércio Santiago (violão); Edson dos Santos (Trompete e Flauta)
Coreografia Tango: Avany Vaz
Elenco: Neide Koca, Jacy Quiroz, Elizete Destéffani-Motté, Fernando Pedro Maria, Jailtton Nascimento e Geovane Mascarenhas