PREPAREM-SE!!! VEM AÍ O 10º FENATIFS!!


.

.

.

..

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

..

.

.

O sorriso e a alegria do teatro estão chegando com mais de 60 apresentações de espetáculos para a infância e juventude, de grupos de todo Brasil, que se apresentam em Feira de Santana/BA , no período de 01 a 12 de outubro de 2017

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia-Cia. Cuca de Teatro apresenta o maior festival de teatro para crianças e jovens do norte-nordeste brasileiro, o 10º FENATIFS que acontece no período de 01 a 12 de outubro.Em sua 10ª edição o Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana-FENATIFS-, faz reverência ao circo, e ao palhaço, como partes integrantes do teatro. Reunindo grandes figuras de renome nacional que trabalham com essa linguagem. Fortalecendo o intuito do festival em valorizar, e reconhecer, a importância da arte circense para a cultura, sem perder o seu fundamento em ser plural, o FENATIFS reúne ainda outras grandes atrações de diferentes linguagens artísticas. Apresentando ao público, espetáculos que tratam de temas também relevantes, e com variadas concepções cênicas, a partir de trabalhos com o teatro de animação, musical, teatro de rua e intervenções artísticas. Um festival de múltiplas ideias, incontáveis saberes, diversas expressões de linguagens e qualificação, com atrações que ao mesmo tempo aproximam o tradicional teatro para a infância e juventude, da produção teatral contemporânea. Favorecendo assim o diálogo e troca de conhecimentos.

Atraídos pelo objetivo maior do FENATIFS em movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude no Brasil, desde 2008, grupos teatrais de todo país participam desse evento. Trazendo suas ricas contribuições, não só para o cenário artístico, como também para o cenário de formação artístico-pedagógica oferecido pelo festival, através de palestras, exposições, oficinas, debates, encontros temáticos, rodas de conversas e audição de filmes, que compõem suas Atividades Paralelas.

Foram recebidas 217 inscrições enviadas pela internet, de espetáculos de grupos de 17 estados do Brasil. Para essa edição, o festival conta com a participação de 09 estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo), tendo 22 Atividades Formativas e 30 Espetáculos que juntos realizarão mais de 80 ações. Serão 62 apresentações de espetáculos e 26 atividades paralelas. O Festival será realizado na semana da criança nos teatros do CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte, Centro de Cultura Amélio Amorim, Margarida Ribeiro, Espaço do SESC (Tomba), espaços dos CEUS – Centros de Artes e Esportes Unificados do Jardim Acácia, Cidade Nova e Aviário; incluindo os Distritos, Bairros e a Região Metropolitana; com 250 profissionais trabalhando diretamente para a realização do FENATIFS. Pretendendo ultrapassar a meta de 2016 (14.620 pessoas), o festival almeja atender mais de 15.000 espectadores ávidos por cultura e conhecimento. Graças a sua ação descentralizadora que busca levar espetáculos não só para acontecer em  teatros, mas também em locais onde dificilmente o público tem acesso, como os bairros periféricos e a zona rural; atingindo um grande público, e sendo assistido de 2008 a 2016 por mais de 100.000 pessoas.

A 10ª edição do FENATIFS vem consolidada pela união de artistas e parceiros da cultura para elevar mais uma vez o teatro para a infância e juventude no Brasil, com realização e organização na cidade de Feira de Santana, firmando o Estado da Bahia como pólo de difusão do teatro para todas as idades.  De caráter não competitivo, o FENATIFS compreenderá as seguintes atividades: apresentações de espetáculos na Mostra Nacional; apresentações de espetáculos na Mostra Interior do Nordeste; apresentações de espetáculos na Mostra Jovens Talentos (categoria Institucional e de Grupo); apresentações dos espetáculos convidados e atividades paralelas composta das apresentações de espetáculos da Mostra Talentos Mirins, debates, avaliações dos espetáculos apresentados, oficinas, palestras, contação de histórias, workshops, rodas de conversa e exposições. Será concedido aos grupos participantes o Troféu Biribinha, uma homenagem a Teófanes Silveira. Grande incentivador do FENATIFS que, como Palhaço Biribinha – ator, diretor e produtor-, reúne em experiência mais de 50 anos de vida artística, e que nessa edição apresenta o espetáculo “Magia”, além de participar da Roda de Conversa Traquinagens e Traquitanas.

Pela quarta vez consecutiva o FENATIFS conta com a participação do Mediador e Crítico Teatral Ricardo Schöpke, editor de teatro e crítica do site ALMANAQUE VIRTUAL DA UOL/RJ, debatedor e crítico do Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades/PR e do Festival de Teatro Infantil de Cascavel/PR. Schöpke é também Presidente do Colegiado da Rede Nacional de Teatro para a Infância e Juventude no Rio de Janeiro e fundador do CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude -, e da Cia Boto-Vermelho. Acompanhando de perto toda a programação do festival, Schöpke analisa artisticamente todos os espetáculos gerando uma crítica teatral embasada e enriquecedora para todos os grupos participantes. Ricardo ainda é o responsável pela divulgação do FENATIFS na mídia nacional, inserindo matérias e artigos nos mais conceituados eixos de comunicação e publicidade de cunho artístico do Brasil.

O FENATIFS conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 25/2016: Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019; e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte- CUCA.

AÇÕES PRÉVIAS DO 10º FENATIFS

Programação completa!

Aguarde programação no site: www.ciacucadeteatro.com.br.

Mais informações: (75)3491-8992 | fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com

Informações à imprensa:

Elsimar Pondé: (75) 9121-8571

Ricardo Schöpke: (21) 98964-7415

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.