Notícias

O Projeto Fantasia Um Caminho na Educação vem desde 2005 apresentando espetáculos da Cia. Cuca de Teatro de forma gratuita para a comunidade escolar de Feira de Santana, incluindo seus Distritos. O Projeto possibilita levar os alunos de escolas públicas para o teatro e o teatro até as escolas, atendendo assim um número cada vez maior de  crianças e adolescentes das redes Municipal e Estadual de Ensino.

No mês de novembro o Projeto irá realizar 04 (quatro) apresentações do espetáculo “A Peleja de Maria Bonitinha”, beneficiando mais de 1000 estudantes da rede pública. Duas apresentações já foram realizadas no dia 13/11 na Escola Municipal Chico Mendes,  no Bairro Campo Limpo, beneficiando cerca de 600 estudantes do 1º ao 9º ano. Nessa quinta, dia 27/11, o espetáculo “A Peleja de Maria Bonitinha” será apresentado na quadra do Colégio São João da Escócia, no bairro da Queimadinha, quando será beneficiado mais 600 alunos do 6º ao 9º ano.

O espetáculo “A peleja de Maria Bonitinha”, da Cia. Cuca de Teatro, mostra a força da cultura popular ao contar a história da menina do sertão que se orgulha de suas raízes culturais e sabe dar valor a educação familiar, aquela que é passada de pai para filho. Na trama, Maria Bonitinha sai de sua terra pra fazer uma visita especial a sua amiga por correspondência, Joana Natureba. Na cidade, seus costumes, valores e aparência despertam a indiferença das outras crianças que rejeitam a presença da novata.  Não vai ser nada fácil, mas Maria Bonitinha vai mostrar que ser diferente pode ser bem legal. “A Peleja de Maria Bonitinha” é um espetáculo que diverte e educa ao mesmo tempo. “O tema abordado no espetáculo é de grande relevância, pois é no ambiente escolar que na maioria das vezes nossas crianças e adolescentes não são aceitos pelos grupinhos, causando em muitos casos o bulling e o preconceito as diferenças, salienta o responsável pelo Projeto Fantasia, o Diretor de Produção da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté”.

Com o patrocínio da empresa Pererê e Governo do Estado da Bahia, através do Faz Cultura e do apoio da Secretaria de educação e dos diretores de escolas públicas de Feira de Santana, o projeto Fantasia Um Caminho na Educação vem atendendo de forma organizada um número cada vez maior de professores e estudantes da rede pública de ensino do Município de Feira de Santana, incluindo seus Distritos.

SERVIÇO PROJETO FANTASIA UM CAMINHO NA EDUCAÇÃO

Espetáculo: “A Peleja de Maria Bonitinha”

Dia: 27/11/2014

Grupo: Cia. Cuca de Teatro

Origem: Feira de Santana – BA

Horário: às 10:30h  e 13:30h

Local: Quadra do Colégio Estadual São João da Escócia – Acesso gratuito para os estudantes

Produção: Henrique Motté

Informações: ciacucadeteatro@gmail.com  - 75 3491-8992

Cia Cuca de Teatro comemora 15 anos
de atividades voltadas a infância e juventude no Estado da Bahia

Às 09:00h do dia 26 de maio de 2013 no Teatro do CUCA,  a Cia Cuca de Teatro reuniu convidados e o público em geral para festejarem com alegria e diversão os 15 anos de atividades  direcionadas à infância e juventude no Estado da Bahia. A grande atração comemorativa do dia, o espetáculo “Maria Minhoca” fez uma apresentação especial às 09:00h para convidados e às 10:30h a tradicional apresentação para o público do Domingo Tem Teatro. Além do espetáculo, crianças e adultos puderam desfrutar de forma gratuita das diversas atividades recreativas e brinquedos como: cama elástica, piscina de bolas, basquete, Totó, Tombo Legal, Espaço de pintura e Oficina de Circo com malabares, acrobacia e equilíbrio, uma parceria com o Ponto de Cultura “Cultura Mais Circo” e o Abra Cadabra Festas e Eventos.Na platéia destaques para a participação das crianças e de convidados especiais como representantes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o Secretário de Cultura Jailton Batista e Luluda Barreto, a Diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte, Celismara Gomes e a Coord. Da Oca, Selma Soares, a representante do Grupo Pererê, Lucinéia Trindade, a Diretora da Formato Propaganda, Soraya Macedo, a Diretora de marketing do Jornal Folha do Estado, Margarete Cedraz, a gerente de Marketing do Labore, Luciane Feltrin, a gerente da Academia Aquática, Lanna Maltez e demais colaboradores  e apreciadores da cultura.Em 1998, em meio a brincadeiras e muitas gargalhadas, surge a Cia Cuca de Teatro, grupo que nasceu com o sério propósito de movimentar a cena cultural baiana, atraves da realização de espetáculos e projetos voltados à infância e juventude.  Em 2006 o grupo funda a Cooperativa de Teatro para a Infância e juventude da Bahia, com sede e foro na cidade de Feira de Santana, tendo como objetivos promover ações para a divulgação, a difusão e o desenvolvimento do teatro para a infância e juventude no Estado da Bahia. A partir de 2009 a Companhia se torna Ponto de Cultura, através do Projeto Cultura Mais Circo, fazendo parte de uma das atividades do Programa Cultura Viva  em parceria com o Ministério da Cultura e  a  Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O grupo tem em seu repertório 09 montagens: Maria Minhoca; Só Depende de Nós; A Flauta de Pã; O Boi e o Burro no caminho de Belém; A Peleja de Maria Bonitinha; Os Cigarras e Os Formigas; Uma Família em Apuros, A Estrela do Menino Rei e Aprendizes do Picadeiro; e a realização de 04 grandes Projetos em Feira de Santana: Domingo Tem Teatro, FENATIFS- Festival Nacional e Teatro infantil de Feira de Santana,  Fantasia – Um Caminho na educação e Cultura Mais Circo.

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO DO CIRCUITO CULTURAL BELGO BEKAERT EM FEIRA DE SANTANA

Apresentações gratuitas de espetáculos de teatro e circo nos teatros, praças e Instituições.

Com o intuito de oferecer uma programação cultural regular à comunidade, a empresa Belgo Bekaert Arames vem promovendo, pelo terceiro ano consecutivo, o Circuito Cultural Belgo Bekaert, em Feira de Santana. Espaços públicos como praças, instituições, escolas e teatros estão recebendo desde julho os espetáculos teatrais e circenses que foram selecionados de forma criteriosa para encantar, divertir e formar o público, em uma maratona cultural que segue até dezembro. Considerado um dos principais projetos do gênero no Brasil, o Circuito Cultural Belgo Bekaert é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como objetivo contribuir para formação de público com espetáculos de qualidade oferecendo em especial para estudantes da rede pública de ensino a acessibilidade a espetáculos de qualidade e aos bens culturais enquanto fonte de conhecimento e desenvolvimento. A agenda completa e informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.circuitoculturalbelgobekaert.com. Os representantes de instituições e escolas públicas de Feira de Santana que queiram levar os seus alunos para participar do Circuito Cultural Belgo Bekaert devem entrar em contato com a produção:

Produção Local: Cia Cuca de Teatro – Elizete Destéffani – (75) 3491-8992 | (75) 9933-5786 | ciacucadeteatro@gmail.com | Belgo Bekaert Arames: Tamylla Rosa – (75) 2101-2369 | tamylla.rosa@belgobekaert.com.br

Junte-se às mais de 30 mil pessoas que acompanharam o Circuito desde 2011. Confira a agenda de setembro e participe!

10 DE SETEMBRO| TERÇA-FEIRA – ESPETÁCULO SÓ DEPENDE DE NÓS
Companhia Cuca de Teatro
Origem: Feira de Santana – BA
Classificação: Livre
Horário: 09h e  14:30h – Duas apresentações
Local: Teatro do CUCA – Centro

12 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA – ESPETÁCULO CORDEL DAS FABULAS FABULOSAS
Companhia Cabriola de Teatro
Origem: Salvador – BA
Classificação: Livre
Horário: 10h e 14:30h – Duas apresentações
Local: Praça do Fórum – Integrando a Programação da Feira do Livro

13 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA – ESPETÁCULO APRENDIZES DO PICADEIRO
Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo
Origem: Feira de Santana – BA
Classificação: Livre
Horário: 15:30h
Local: Teatro do CUCA

16 DE SETEMBRO | SEGUNDA-FEIRA – ESPETÁCULO A CARTOMANTE
Grupo Conto em Cena
Origem: Feira de Santana – BA
Classificação: 14 anos
Horário: 10h e 14h – Duas apresentações
Local: Auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães

20 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA – ESPETÁCULO SÓ DEPENDE DE NÓS
Companhia Cuca de Teatro
Origem: Feira de Santana – BA
Classificação: Livre
Horário: 14h
Local: Auditório do IFBA – Comunidade do Aviário

27 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA – ESPETÁCULO SÓ DEPENDE DE NÓS
Companhia Cuca de Teatro
Origem: Feira de Santana – BA
Classificação: Livre
Horário: 16h
Local: Auditório da Instituição Lar do irmão Velho – Comunidade Santa Mônica

Informações:

Produção Local: Cia Cuca de Teatro – Elizete Destéffani – (75) 3491-8992 | (75) 9933-5786 | ciacucadeteatro@gmail.com
Belgo Bekaert Arames: Tamylla Rosa – (75) 2101-2369 | tamylla.rosa@belgobekaert.com.br
Site do evento: www.circuitoculturalbelgobekaert.com

ESPETÁCULO APRENDIZES DO PICADEIRO

O espetáculo “Aprendizes do Picadeiro” do Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo é uma das atrações da programação de reinauguração do C. C. Amélio Amorim em Feira Santana que acontece no período de 16 a 30 de maio. O espetáculo conta a trajetória de Pepe, um menino que mora nas ruas e que sonha em entrar para o circo e se tornar um grande artista. Tudo parecia apenas um sonho até Pepe conhecer uma Trupe de artistas que chega à cidade.  O seu espírito alegre e habilidades circenses conquistam toda a trupe, em especial, o Dono do Circo que vê no jovem o incentivo que precisava para motivar o grupo de artistas. De característica circense e fundamentada nas técnicas do clown a montagem exibe técnicas de circo aéreas, malabares, equilíbrio, acrobacia e contorção.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre.

Além do espetáculo os artistas de Circo do Ponto de Cultura estarão realizando Oficinas recreativas de Circo para a comunidade que tem como proposta divulgar e estimular a arte do circo. O objetivo é que todos  possam conhecer e vivenciar as Técnicas Circenses (acrobacia, contorcionismo e equilíbrio), desenvolvendo, de forma brincante, o potencial de cada um e estimulando as suas habilidades, coordenação motora, equilíbrio, força, cumplicidade, confiança, controle do medo, socialização, percepção do tempo e do espaço entre tantas outras. A oficina faz parte do Processo de Formação e Capacitação dos jovens Aprendizes do Ponto de Cultura “Cultura Mais Circo”.

SERVIÇO

Espetáculo: “Aprendizes do Picadeiro”
Grupo: Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo
Realização: Cia Cuca de Teatro
Quando: Dia 19 de maio ás 16h  – Espetáculo “Aprendizes do Picadeiro”
Dia 22 de maio às 18:30h – Mostra dos Pontos com participação do espetáculo  “Aprendizes do Picadeiro”
Dia 23 de maio – Das 14h às 17h – Oficina de Circo para a Comunidade
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim
ENTRADA FRANCA
Mais Informações e reservas: (75) 3491-8992 / 9933-5786 – E-Mail:ciacucadeteatro@gmail.com. Confira a programação completa de reabertura do C.C. Amélio Amorim no http://amelioamorim.blogspot.com.br/

O PROJETO “TEATRO A BORDO” VOLTA À FEIRA DE SANTANA

O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta como última atração do ano de 2012 o Projeto Teatro a Bordo que será realizado no dia 22 de novembro a partir das 14:00h na praça do Fórum de Feira de Santana. Com o contêiner adaptado, o projeto resgata o formato da arte teatral tal como era à época da “comedia dell’arte”, e apresenta uma programação que aposta no poder reparador da comédia popular que faz o público rir das situações em que se enxerga e se identifica.  As apresentações serão gratuitas e voltadas à comunidade.

A primeira atividade do dia acontece às 14:00h com a oficina de Reciclagem com garrafas Pet. Serão confeccionados brinquedos, acessórios e instrumentos musicais utilizando sucatas e material reciclável.  Às 15:00h acontece a Intervenção dos Palhaços a Bordo, os atores Raquel Rollo e Caio Martinez Pacheco irão interagir com a plateia preparando as crianças para a próxima atração.  Às 15:30h será apresentado o Teatro Infantil Embornal de Histórias, uma alusão ao registro da tradição oral feito por grandes mestres como Câmara Cascudo, Silvio Romero, Mário de Andrade, entre tantos outros. Às 17:00h o Teatro a Bordo abre espaço para o grupo convidado local, com o espetáculo “Aprendizes do Picadeiro” que realizará demonstrações de circo exibindo técnicas de malabares (claves, bolas, pratos e diabolô), equilíbrio (Monociclo, corda, trapézio e arame), acrobacia e contorção. Às 18:30h serão exibidas curtas metragens de animação de produtores brasileiros independentes como: “A velha a fiar”, “Calango Lengo”, “O Lobisomem e o Coronel”, “O lenhador e a Raposa” e “Minhocas”.   Às 19h30 acontecerá a última apresentação do Teatro a Bordo com o Teatro Adulto – “A Bufunfa do Bufão” contando a história de uma trupe de atores mambembes que  trazem  consigo muitas histórias da tradição oral e decidem contar uma das mais antigas da história da humanidade: a história de um avarento. A avareza é o fio condutor deste espetáculo que é inspirado na peça “Aululária de Plauto” que deu origem a textos como “O Avarento” de Molière e “O Santo e A Porca” de Ariano Suassuna.


As escolas interessadas em levarem os seus alunos para participarem da oficina e das  apresentações do Teatro a Bordo deverão entrar em contato com a produção local: Cia Cuca de Teatro pelo E-Mail: ciacucadeteatro@gmail.com   ou pelo telefone (75) 3491-8992, Belgo Bekaert Arames: E-Mail: tamylla.rosa@belgobekaert.com.br ou pelo telefone (75) 3615-2028.

DOMINGO TEM TEATRO

Projeto retorna no mês de Agosto com mais programação teatral
O Projeto Domingo Tem Teatro vem realizando desde março de 2012 a sua 8ª Campanha de popularização do teatro para a Infância e Juventude da Bahia. Cada vez mais o Projeto vem atraindo o público residente não só da cidade de Feira de Santana, mas também de cidades circunvizinhas que encontram no Domingo Tem Teatro a opção cultural que faltava para animar as suas manhãs de domingo. A temporada do 1º semestre de 2012 encerrou no último domingo, dia 17 de junho, com a apresentação do espetáculo “Uma Família em Apuros” da Cia Cuca de Teatro, mas a produção do Domingo Tem Teatro informa que o Projeto retorna no mês de agosto com uma programação imperdível que vai até dezembro desse ano. E enquanto agosto não chega, vamos fazer uma retrospectiva de todos os espetáculos que estiveram presentes nesse primeiro semestre e que nos proporcionaram momentos de pura alegria, emoção e ludicidade.

O primeiro espetáculo que abriu a temporada, em março de 2012, celebrando o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo foi “Os Cigarras e Os Formigas”, da Cia Cuca de Teatro, que trouxe para os palcos a rivalidade das personagens – A Cigarra e A Formiga revelando figuras arrojadas, atrapalhadas, cômicas e muito caricatas.  O segundo espetáculo da temporada, em abril, “As Rimas de Catarina” contou com a participação do Grupo Rapsódia de Teatro de Salvador que fez uso de técnicas do teatro de animação para contar uma divertida história que se passa no mundo do faz- de- conta. A montagem foi inédita no Domingo Tem Teatro e recebeu 5 indicações do BRASKEM.  O terceiro espetáculo a se apresentar, em maio,  foi “Vira Lona Lona Vira”, do Grupo Via Palco de Salvador  que contou a história do Circo do “Mr. Chico” que viaja pelo mundo da imaginação numa harmonia total de movimentos, cores e ritmos. De característica circense, o espetáculo mostrou uma visão poética do circo onde o que importa é a sensação de alegria. Encerrando a temporada do 1º semestre, em junho, mês em que celebramos o mês do meio ambiente, o Domingo Tem teatro contou com a participação do espetáculo “Uma Família em Apuros” da Cia Cuca de Teatro  que de forma lúdica sensibilizou crianças e adultos sobre a importância de se respeitar, cuidar e desenvolver atitudes solidárias no trânsito. O espetáculo conta as aventuras de uma cômica família tentando sobreviver um dia no trânsito.

Além do público cativo do Domingo Tem Teatro, o primeiro semestre foi marcado pela participação das crianças e jovens da Associação Cultural Viver com Arte de Amélia Rodrigues, do Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo de Feira de Santana, do ORCARE – Organização Artística Reisado de São Vicente do Distrito de Tiquaruçu e dos alunos e pais da escola Criativa  da cidade de Santo Estevão.

Agora é só aguardar as novas atrações para o segundo semestre de 2012  que terá início em agosto, sempre às 10:30 no Teatro do CUCA. Saiba mais sobre o Domingo Tem Teatro e sobre o Programa de Sócio .

VAMOS CELEBRAR O MÊS DO MEIO AMBIENTE NO TEATRO!

“Dia 05 de junho, Uma Família em Apuros”

“Dias 14 e 15 de junho, A Fantástica Floresta”

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia Cuca de Teatro, em parceria com a Fundação Arcelor Mittal e Belgo Bekaert Arames dá início ao Projeto Fantasia Uma Caminho na Educação que tem como  objetivo promover o convívio e a aproximação de alunos e professores com espetáculos teatrais, não apenas como entretenimento, mas também como fonte interdisciplinar de conhecimento.

Para o mês de junho O Projeto estará realizando apresentações específicas para grupos de escolas de Feira de Santana e região em celebração ao mês do meio ambiente onde serão apresentados dois grandes espetáculos: “Uma Família em Apuros” da Cia Cuca de Teatro que traz como temática os problemas e transtornos enfrentados por motoristas e pedestres no trânsito e “A Fantástica Floresta”, espetáculo da Cia Q-Trem (MG) que nos fala sobre a vida na floresta e de como podemos preservar e respeitar a  natureza, mostrando valores ecológicos e de preservação do meio ambiente.  (Cartaz em anexo).

Antes e após as apresentações dos espetáculos teatrais os alunos vão poder conhecer um dos trabalhos que é desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da UEFS que ficará  exposto no foyer do teatro através de mostruário específico contendo produtos e materiais didáticos feitos em papel reciclado. Novos parceiros e ações também estarão fazendo parte da programação.  A proposta tem como objetivo despertar na criança o interesse pelas questões ambientais, estimulando assim a prática de conhecimentos e comportamentos positivos que podem gerar melhoria ambiental no seu entorno.

Não perca essa oportunidade e venha celebrar o mês do Meio Ambiente no teatro! Para que sua escola possa participar entre em contato pelo telefone: (75) 3491-8992 ou pelo E- Mail: Ciacucadeteatro@gmail.com e faça já a sua reserva – Falar com Elizete ou Camila.

SERVIÇO
• ESPETÁCULO: “UMA FAMÍLIA EM APUROS”
CLASSIFICAÇÃO: Livre (Indicado a partir dos 05 anos)
QUANDO:  Dia 05 de junho às 09:00h e 15:00h
GRUPO: Cia Cuca de Teatro (BA)

• ESPETÁCULO: “A FANTÁSTICA FLORESTA”
CLASSIFICAÇÃO: Livre (Indicado a partir dos 05 anos)
QUANDO:  Dias 14 e 15 de junho às 09:00h e 15:00h
GRUPO: Q–TREM (MG)

Facebook: Cia Cuca de Teatro

NOVA MONTAGEM DO PONTO DE CULTURA – CULTURA MAIS CIRCO

O Folclore, seus mitos e tradições

Envolvidos pelo tema folclore, seus mitos e tradições, os alunos do Projeto Cultura Mais Circo iniciam sua pesquisa bibliográfica mergulhando no mundo dos lendários personagens folclóricos e em figuras históricas, como Maria Quitéria, Lucas da Feira e tantos outros personagens que ajudaram a contar a nossa história.

O objetivo é reunir material de pesquisa que possa contribuir para a montagem do novo espetáculo do Ponto de Cultura que será fundamentado na construção de personagens folclóricos e históricos que se utilizam das técnicas do circo como fonte elementar do processo criativo.

Veja mais no blog: http://www.culturamaiscircofsa.blogspot.com/

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.